28.6.12

CARTA DO PRESIDENTE DA CONVENÇÃO BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Antecedendo a Semana Batista/2012 na cidade de Ribeirão Preto/SP, o presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo – Pr. Manoel Ramires Filho – divulgou uma Carta em que apresenta os seus desafios e avanços na liderança da CBESP neste período.

No meu entender, Pr. Manoel Ramires deixa um legado que envolveu um direcionamento para a CBESP nas suas reais necessidades e um encurtamento da equidistância da liderança da CBESP e a pluralidade pastoral e eclesial do nosso Estado.

Por essa razão, e com a sua permissão, que compartilho a sua Carta.

Pr. Alonso Gonçalves
***
São Paulo, 26 de junho de 2012.

Estou escrevendo ao irmão e a todos os pastores de nosso Estado, depois de quase um ano de mandato, por alguns motivos em especial:

Em primeiro lugar, para agradecer o apoio incondicional recebido e pelas orações desde o inicio de nossa gestão, sem o que seria muito difícil chegar onde temos chegado.

Jamais sozinho, mas juntos temos trabalho no sentido de mudar a maneira de ser Convenção.

Em segundo lugar, para afirmar que pela graça de Deus, apoiado por minha família, igreja, diretoria, GPVE e por todas as áreas da CBESP e executivos, pudemos completar

algumas tarefas a que nos propomos e iniciar outras que a próxima diretoria deverá dar continuidade. Dentre elas enumero algumas:

1 – A mais importante, ouvir pastores e líderes através de encontros, viagens, visitas às Associações e e-mails, e relacionando as críticas e sugestões num total de 12 páginas.

2 – Reunião com as áreas a nível de detalhes, apresentando as críticas e sugestões e discutindo temas importantes. No próximo jornal Comunhão sairá um questionário que fiz ao pastores Valdo e Lourenço, dando assim uma resposta ao que ouvi.

3 – Sistematizar o Estatuto e Regimento Interno. Nosso problema não é a estrutura que existe há no mínimo dez anos, mas o fato de não ser colocado em prática. Temos contado com o trabalho incansável do GPVE (Grupo de Planejamento e Visão Estratégica). Alguns exemplos:


a) Um Conselho Geral que realmente acompanha e supervisiona o trabalho das Áreas, dando trabalho para cada membro da diretoria e para todos os membros do Conselho, inclusive para os presidentes de Associações. O relatório agora é enviado para cada conselheiro, com 10 dias de antecedência, para ser discutido nas Câmaras Setoriais.

b) Capacitação para os executivos, staff e todos os conselheiros.

c) Empenho em democratizar a escolha dos próximos conselheiros, através de reunião com a comissão de renovação de áreas e com ênfase na qualificação. Mudança de mentalidade visando uma visão sistêmica e sinérgica, inclusive na busca constante do estreitamento das relações interinstitucionais.

d) Revisão e ampliação do Manual para a Semana Batista.

e) Construção do primeiro Planejamento Estratégico global com macrodiretrizes, e que deverá ficar pronto em novembro próximo, visando gestão em todas as áreas por princípios de administração.

f) Em elaboração pelo GPVE, instrumentos de avaliação para as áreas, o Regimento Operacional e o Manual para Confecção de Relatórios.

4 – Em análise pelo GPVE os resultados do Censo Batista, cujos resultados serão base para o Planejamento Estratégico da CBESP. Duas providencias foram aprovadas na última reunião do Conselho Geral, dada a sua urgência:


a) Autorização para o GPVE planejar e buscar ações que visem a capacitação urgente de pastores, líderes e igrejas, na busca de fortalecer o desenvolvimento da membresia das igrejas à maturidade e serviço cristão, como um dos meios de buscar solução para diversos dilemas apontados no Censo Batista.

b) O CETM, com apoio do GPVE, buscará meios de orientar os Seminários e Instituições de formação Teológica Batista do Estado, para que inclua em seu processo de ensino a formação de pastores e líderes, de modo a serem ministros que saibam lidar com o poder, que desenvolvam liderança descentralizada e cuidem de seu desenvolvimento pessoal, familiar e da igreja.

5 – Realização do Congresso de Eclesiologia, o inicio de uma profunda reflexão sobre a doutrina da igreja em nosso Estado, com elaboração de um documento para discussões futuras. Novos congressos deverão ser realizados para atender as macrorregiões.

Meus prezados e queridos irmãos, muito foi realizado, mas muito ainda está por ser feito. Todos os pedidos, sugestões e críticas foram encaminhados, e estão registrados para serem passados à nova diretoria, em especial, aquilo que estiver pendente de uma resposta.

Teremos uma grande Semana Batista em Ribeirão Preto, num local excelente, com mudanças grandes em relação às anteriores. Oremos para que a Assembleia tenha a direção de Deus, inclusive na eleição daqueles que darão continuidade ao processo iniciado.

No amor de Cristo.

De seu conservo e amigo,

Pr. Manoel Ramires Filho

Nenhum comentário: