17.5.20

BATISTAS E BOLSONARISTAS: COMPATÍVEIS?

Antes de mais nada é bom deixar claro o que seja o bolsonarismo. Trata-se de um fenômeno social, que envolveu uma parcela da sociedade brasileira que nutria já algumas décadas um discurso de extrema-direita, mas que depois das Eleições de 2018 houve uma radicalização e uma organização como militância político-partidária, antes PSL e agora Aliança pelo Brasil, que não se concretizou ainda como partido. Esse fenômeno social ganhou proporção maior com o então candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro. Depois do pleito, tendo como resultado a eleição do atual presidente, o bolsonarismo seguiu sendo um grupo com pautas antidemocráticas, explicitadas em manifestações, como também um grupo com um braço paramilitar em treinamento que não esconde o uso de armamento como pretexto para se defender de um inimigo identificado como “esquerdistas” e “comunistas”. Além disso, esse grupo tem o apoio e o alimento intelectual do seu principal guru, Olavo de Carvalho, que vive já algum tempo nos EUA e de lá mexe algumas peças no tabuleiro do governo. Daí que para alguns a expressão mais adequada seria “bolsolavismo”. De qualquer forma, há pesquisadores que asseguram que o bolsonarismo é maior que Jair Bolsonaro. Caso ele saia do governo, terminando o mandato ou sendo retirado, o fenômeno social bolsonarismo irá perdurar.

Além desse dois aspectos desse fenômeno social chamado bolsonarismo – a militância raivosa e o braço paramilitar –, há também o endosso acrítico de uma parcela da Igreja Evangélica. Com uma pauta moral esbravejante nas falas de um Silas Malafaia e um Marco Feliciano, apenas para citar esses dois como um estereótipo de que “evangélicos” estamos nos referindo aqui, fez-se campanha para o então presidente e assumiu definitivamente a face bolsoevangélica do Governo Federal, com ministros evangélicos, bem como uma agenda presidencial voltada apenas para esse segmento religioso do país, que é, por natureza, plural na sua religiosidade. A narrativa é: “O Estado é laico, mas eu sou cristão” (leia-se, simpatizante dos evangélicos). O fenômeno social do bolsonarismo capturou o desejo nutrido por anos de ter, finalmente, um “presidente evangélico” e elegeu Bolsonaro como seu “messias”. Dessa forma, foi possível surgir, como em outras épocas da política nacional, mas muito mais acentuado agora, um messianismo político-evangélico quando passou a idolatrar o presidente da República como um “salvador” do país que estava, segundo eles, indo a reboque quando um determinado partido no poder pregava aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo, ideologia de gênero e militância política de esquerda nas escolas e universidades. Assim, o bolsonarismo passou a funcionar como um parasita que encontrou na Igreja Evangélica (parte dela e alguns líderes) um fiel hospedeiro.  

Para a surpresa de alguns, a decepção de outros e a resistência de uma maioria, o bolsonarismo também conseguiu capturar mentes e almas entre os batistas. Não apenas membros, mas pastores passaram a fazer parte da militância bolsonarista. Para citar um, em específico, há o pastor Josué Valandro Jr., da Igreja Batista Atitude, no Rio. No dia 19 de Agosto de 2018, o pastor chamou à frente o candidato do PSL à presidência da República. Sua intenção era orar pelo candidato, uma vez que a esposa do candidato era membro da referida igreja. Além de emitir a sua opinião a favor do candidato, a vontade de Deus, segundo o pastor, pelo menos num primeiro momento, já estava manifestada para ele: o presidente era o então candidato ao seu lado. Mesmo que o pastor tenha dito que na igreja não havia “voto de cabresto”, ele negou, pelo menos, dois princípios dos batistas. Um deles é a separação entre Igreja e Estado. Por esse princípio, o candidato do PSL não deveria estar à frente da igreja, a não ser que este fosse o presidente do país. O segundo princípio, é a liberdade de consciência e opinião, que faculta a todos o direito inalienável de decidir suas questões morais, éticas, políticas e religiosas.

Os batistas, para um rápido recurso da história, surgem como um grupo político-religioso organizado que luta com veemência pela liberdade religiosa e, como consequência, a separação entre Igreja e Estado, reivindicando, portanto, o lugar do indivíduo como fator decisivo de consciência, opinião, crença e participação política.

Tendo os batistas a sua gênese no movimento liberal inglês, eles participam dos anseios e perspectivas de sua época, ou seja, liberdade religiosa e separação entre Igreja e Estado. Esse ímpeto por liberdade levou o filósofo inglês John Locke a dizer que “os batistas foram os primeiros proponentes de uma liberdade absoluta, justa e verdadeira liberdade, liberdade igual e imparcial”.

Recentemente, houve deliberada desconsideração ao ethos histórico-político-teológico dos batistas e dos caros princípios fomentados pelos batistas ingleses da liberdade de consciência e separação entre Igreja-Estado. O ethos histórico-político-teológico dos batistas se dá a partir do (i) livre exame da Palavra de Deus; (ii) da liberdade de consciência; (iii) da responsabilidade pessoal para com a igreja local e outras coirmãs; (iv) a responsabilidade civil para com o Estado; (v) a separação entre Igreja e o Estado; (vi) e o amor, que gera conduta e respeito para com o próximo, testemunho e ação no mundo.

A partir disso, quem diz que é batista e tem nessa tradição o seu balizamento para se identificar como tal, não poderia ser bolsonarista. Esses dois pontos não são convergentes, antes são antagônicos.

O ser batista não tem qualquer relação com quem defende o fim de instituições que compõem o Estado Democrático de Direito, como o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Os batistas não tem no seu histórico o fim do estrato político, antes, foi a partir do estrato político que lutaram para que os princípios que balizam o ser batista hoje fosse possível. Martin Luther King Jr., para citar um exemplo, pastor batista ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1964, não fez qualquer tipo de manifestação contra as instituições políticas dos EUA. Diferente de Malcon X, Luther King não defendeu luta armada contra o governo porque os direitos civis dos negros não estavam sendo respeitados a partir da Constituição norte-americana. Antes, as batalhas se travaram no campo político, mesmo sofrendo constantes atos de violência. É desse batista a seguinte frase: “Através da legislação e de ordens judiciais procuramos regular o comportamento”. Luther King nunca cogitou lutar fora do contexto político e democrático. Portanto, batistas que se julgam bolsonaristas estão equidistantes do que é o espírito de luta e resistência que a tradição batista legou.

O ser batista não tem qualquer relação com quem defende a volta do Ato Institucional número 5. O AI-5 é o ato mais cruel do período da Ditadura Civil-Militar no país (1964-1985). O AI-5 estabelecia: “A suspensão dos direitos políticos; suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais; proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política; aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança: a) liberdade vigiada; b) proibição de frequentar determinados lugares”. Esse foi o AI-5 com todos os seus elementos de privação e violação de direitos em nome de uma guerra contra o “comunismo” que nunca foi possível de maneira direta no país. É esse mesmo Ato Institucional que é proclamado por bolsonaristas. A incansável busca dos batistas se deu a favor da liberdade e isso custou a vida de Thomas Helwys que morreu na prisão por defender o direito de dizer o que pensava.

Por fim, ressalto a definição do ser batista de A. B. Langston: “Os batistas são um povo que tem a coragem das suas convicções. Creem num indivíduo livre, numa igreja livre, num estado livre; creem nos direitos iguais para todos e privilégios especiais para ninguém; creem numa democracia política, religiosa, social, econômica e educativa”. Quando que ser bolsonarista se enquadraria em algo assim? Nunca!

Democracia combina com o ser batista, já com o bolsonarismo jamais!

79 comentários:

Eli disse...

Excelente texto... Parabéns!!! Orgulhosa em ser Batista!

Joel Jr. disse...

Texto limpo, sem floreios, objetivo e fiel a história dos batistas. O único Messias que aceitamos chama-se Emanuel, não Jair.

blogpraloizio disse...

Texto simples e eficazmente objetivo. Tem equilíbrio e excelente fundamentação. Dá pra se ver que o amigo é um Batista, se não for fez bem o trabalho de casa e estudou com afinco. Sou pastor Batista e a minha maneira tenho combatido o bolsonarismo. Entretanto, há uma adesão cega e irresponsável de boa parte dos pastores Batistas no meio onde estou inserido que é a zona oeste do Rio de Janeiro.

Unknown disse...

Obrigado por esse texto fantastico. Me trouxe muito orgulho e convicção daquilo que acredito!

dulcegsrocha@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Cesar disse...

Excelente texto! Infelizmente encontramos muitos cristãos batistas que se deixaram seduzir pelas mentiras, pelas falsidades pregadas pelo bolsonarismo. Isto ao ponto de encontramos irmãs e irmãos em Cristo que não mais se snetem bem em frequentar a igreja que frequentavam por conta de hostilidades, veladas e sutis,, como foi comigo, na maioria das vezes, mas, escancaradas em outras vezes. Conheci a história de várias pessoas que não mais se sentem dispostas a estar na igreja por terem sido francamente hostilizadas ao terem se manifestado contra o bolsonarismo na igreja.

Anônimo disse...

Fui membro de uma igreja Batista nós últimos 20 anos e acabei saindo pois minha igreja se tornou bolsonarista. Hoje estou desigrejado e completamente decepcionado quanto o posicionamento dos evangélicos a favor de Bolsonaro de forma incondicional, concordando e buscando argumentos para defende-lo inclusive nas situações mais absurdas

Pr. Robson Rene disse...

Um raio de esperança. RAIZES. Obrigado por "nos lembrar quem somos".

Prof. Valdinei disse...

Parabéns! Coragem! Estamos juntos....

Anônimo disse...

Tudo começou nas eleições de 2010 quando o pastor Pachoal Piragine Jr, da Primeira Igreja Batista de Curitiba fez aquele discurso que viralizou, onde orientava os fiéis daquela igreja a não votar no PT por causa de pautas morais.Foi uma pena, a partir daí a igreja foi partidarizada e passou a abraçar a tudo que fosse anti esquerda. Hoje não vejo nenhum discurso desta igreja denunciando as barbaridades do governo bolsonarista, pelo contrário agora dizem que a obrigação do crente é orar pelas autoridades, mas não eu não via essa disposição de orar pelo governo Dilma. Está impossível frequentar igrejas evangélicas no Brasil, as ditas igrejas sérias estão no mesmo caminho que uma IURD da vida, estão todas unidas em volta do bolsonarismo. Vamos orar para que o Verdadeiro Evangelho prevaleça ante tanta hipocrisia.

Unknown disse...

Que a denominação faça uma auto critica e retorne às origens. Pregando o Evangelho de Cristo e sendo reflexo da sua bondade e amor. O bolsonarismo é a antítese do Evangelho.

Victor Hugo Ramallo disse...

Certo, em tese concordo.Por favor mostre para nós o texto que você escreveu sobre o fato de ser incompatível apoiar as ideologias de esquerda sendo cristão. Aguardo com expectativa. Obrigado.

Sim, sou cristão-batista há quase 04 décadas e reconhecido como pastor há 24 anos.

Unknown disse...

Sou Batista,votei no presidente Jair Bolsonaro, não me enquadro no texto,poderia dar crédito a este texto.Onde estava o autor deste texto quando o Brasil estava sendo saqueado e nossos direitos como cristãos desrespeito.

Eliseu disse...

Belo texto, fiel à História. Faltou dizer que o bolsonarismo virou uma "seita religiosa", onde o fanatismo impede a reflexão e aniquila a razão.
Infelizmente, muitos estão manchando a História dos Batistas e isso realmente começou com Paschoal Piragine. Se prepare para receber as "pedradas" dos bolsonaristas, que vão te chamar de "comunista" "petralha" (é o que fazem com qualquer um que não reze pela cartilha deles, mesmo sendo de Direita, Liberal, a pessoa é chamada de Comunista). Os argumentos deles (se é que podemos chamar de argumento) são desprovidos de lógica, de razão e de Verdade, justificando todos os crimes e corrupão praticadas pelo ex-tenente (quase expulso do Exército por tentativa de "atos terroristas", mas, que, por razões obscuras foi absolvido por um erro no julgamento em 2ª instancia no STM e orientado a sair do Exército pois lá, com a ficha manchada pela indisciplina não poderia seguir carreira), os "laranjas", os funcionários fantasmas, as rachadinhas e os fakenews, tudo essa sujeira foi "justificada" pela "unção" dos neo-evangélicos, da estirpe de Edir Macedo, Waldemiro Santiago, Marco Feliciano, Magna Malta, Silas Malafaia, Josué Valandro Jr e outros, novos "arautos da moralidade cristã".
Seu texto é um bálsamo e vem justamente numa hora muito escura onde os verdadeiros valores cristãos estão sendo vilipendiados por cristãos do ódio, que desejam Ditadura, sonham com "guerra civil", propagadores do caos.
A liderança batista, em geral, está covardemente calada vendo nossos princípios, como o de Separacão entre Igreja e Estado, sendo jogados na lama da politicagem.
Abraços e força pra continuar.
Eliseu Lucas,
Pastor batista há 31 anos e Professor de História.

João Ricardo Nogueira disse...

Ótimo texto, faz justiça a história e aos princípios batistas. Pena que muitos que se dizem batista, nunca sequer leram nossa Declaração Doutrinaria onde tais princípios são nítidos e cristalinos...

Isaac Francisco do Nascimento disse...

Lamentável.

Unknown disse...

Apesar de não batista, concordamos plenamente com o Pastor e Professor Eliseu Lucas.

Wiliam disse...

Quantas palavras sem contexto e jogada ao vento, qual foibo ato antidemocrático? Onde o Militarismo tomou alguma atitude?, apesar que passou da hora, Onde houve violência por parte da militância? Ao contrário de alguns partidos que até assassinato de jornalistas, prefeitos se envolveram, onde a igreja nutriu um presidente evangélico? Olha que tenho formação Batista e sinceramente eu devo ter faltado nessa aula, Um determinado partido sim apoiou e estimulou o casamento entre o mesmo sexo, a ideologia de gênero a desestruturação da família, "Até entre os Batista" essa foi sua sala o que vc quer dizer que os Batista e são superiores ? Meu amado a sua retórica pode ser bonita, mas sem fundamentos, sem legitimidade e principalmente sem temor aos bons princípios.

Buja disse...

Muito elucidativo.

Uma verdadeira voz profética, pois alerta o povo sobre os perigos do fascismo.

Parabéns.

Sim, eu sou batista e nunca votaria em alguém que prega autoritarismo.

Ailton Cunha disse...

Tudo isso que presenciamos no nosso país, reflete o risco de se ter líderes espirituais que alcançam status de inquestionáveis e portanto o que dizem valem como verdade absoluta. O apóstolo Paulo soube muito bem separar a palavra de Deus de suas opiniões pessoais, atitude que pouquíssimos líderes tem a humildade de fazer.

Unknown disse...

Acredito que nesse meio de respostas aí e elogios existem muitos hipócritas. sabem bem que, não de ser bolsonarista mas de sim ver um país mais livre da corrupção ,dos desafetos ,do engano de tudo que tava se acometendo contra nossa nação..infelizmente , muitos dos que guarda rancor contra o presidente bolsonaro é porque não tem o mínimo apreço pelo seu país..você lembrar que os presidenciáveis anteriores eram envolvidos com a magia negra , com seitas , com todas as práticas de artes de enganos na nossa nação à qual o nosso Deus repudia . Agora lamentável é que muitos evangélicos ,dos que aí se, pronunciou não condiz com a realidade do nosso Deus . Tenho DEUS meu centro de tudo , tenho o Bolsonaro um homem pai de família com compromisso com o Brasil.. infelizmente não agrada à todos , fazer o que ? Fiquem com DEUS , boa tarde pra todos.

Unknown disse...

Mesmo pensamento! Respeito opiniões contrárias, também nada a ver as religiões.

Anônimo disse...

Apesar de não nos congregarmos em Igreja Batista, concordamos plenamente com o Pastor e Professor Eliseu Lucas. Todo cuidado é pouco com o facismo.

Gilberto Stefano disse...

O artigo mesmo que queira se esquivar tem viés político... Infelizmente. Um batista de verdade não escreveria nada num momento como este, tentando dividir ainda mais as mentes e corações, pelo contrário, estaria orando pelo presidente como ensina Paulo e Timóteo. Nosso dever, independente de quem for presidente, é orar por ele. Não importa se é de esquerda ou de direita, pois o batista de verdade sabe que "não potestade que não venha de Deus, e que as potestades que há FORAM ORDENADAS POR DEUS. O artigo não estimula oração ao governo, estimula divisão de pensamento. Não é hora para isso. É hora da nação se juntar e orar pelo presidente, governadores, prefeitos, ministros, famílias, e principalmente para vitória contra COVID. Um batista antes de falar de política falará de amor ao próximo, e a melhor forma de fazer isso agora é ajudar, e não criticar, e levantar mais um "ismo" em meio a tantos que já existem.

Rodrigo Iglesias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Iglesias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Iglesias disse...

Ai que sono.... bravatas como "orgulho de ser batista" ou mesmo a premissa do autor que enseja o "ser batista" como uma espécie de ideologia são coisas absolutamente opostas ao verdadeiro sentido do cristianismo.

A religiosidade organizada é um câncer e a igreja batista é uma metástase. O evangelicalismo moderno é como um catolicismo que emagreceu, mas depois engordou tudo de novo.

Igrejas que são um fim em si próprias, pastores que formam um clero gordo e hipócrita e um rebanho de víboras que amam ouvir apenas aquilo que se encaixa em suas premissas antibiblicas.

Eleanor Rigby continua morta, o clérigo com as mãos "limpas" e, de fato, ninguém se salvou.

Os bolsonaristas são amadores perto de vcs.

Vejo que o tempo passou e a piada precisa ser contextualizada:

"Shhhhhhhhh. Façam silêncio no inferno. Os batistas acham que estão sozinhos aqui!!"

Apocalipse 3.20 pra vcs.

Obrigado. De nada.

Carlos Chaves disse...

Sou Batista. O texto acima está absolutamente desprovido de vínculo bíblico, com muitas mentiras ou erros de entendimento e compreensão, distorcida dos fatos reais. Peço que o autor repense e refaça suas considerações com bases biblicas. Use a bíblia como um espelho para esse tipo de narrativa, somente isso derrubaria as mentiras contadas. O discurso acima apenas revela ódio, partidarismo, falta de informação, viés político com tendência partidária e não uma visão bíblia. acusações de crimes sem provas, um discurso apaixonado com palavras de ordem, há muito conhecidas e usadas por partidos contrários à democracia. Um texto que apenas causa confusão nas mentes em formação, descuidado! Enfim,faça uma análise política, baseada nos interesses das famílias batistas, seus valores, suas orações, seus interesses, suas preocupações e medos. Leia Romanos 13 e Hebreus 13, Daniel 2.19-23. Duvido que depois de ler isso escrevas as mesmo coisas. Seu discurso foi de quem gosta de frequentar igrejas, mas a bíblia não seja relevante. A igreja vive para glória de Jesus com um governante bom ou mal, não importa em toda e qualquer situação Jesus será glorificado!

Carlos Chaves disse...

Olá PROFESSOR DE HISTÓRIA.

geruza brum disse...

Parabéns!!! Falou como Cristão.

geruza brum disse...

Concordo com você Gilberto. Parabéns!!

Michele Arnaud disse...

Sou da PIB de Curitiba, e sei bem o que falas. Mas equivocadamente, peço que reveja esta pregação e posicionamento do PR Pascoal, sobre o que ele foi contra, pergunto a vc: ES favor do aborto, por exemplo? Ensinar ideologia de gênero a crianças na primeira instância? Ao invés do respeito e amor ao próximo tão somente?!?!
Neste momento esta igreja se posicionou contra a estas posições, e sim oravam os por este governo. Hoje nas pregações (verifique YouTube no canal da igreja) o pastor Pascoal continua defendendo o que é certo perante a palavra, diante do que estamos vendo politicamente acontecer, e sim continuamos a orar por nossa liderança política. Verifique também o canal do PR Michel Piragine (mesma igreja) que verá o mesmo posicionamento. Por favor verifique, para que não passes informacoes equivocada de uma igreja séria e conpromissada com Deus e seus membros.

Unknown disse...

O ser Batista deve priorizar Deus e estar convicto dos princípios que acredita e defende. O texto acima confere com o ser Batista. Portanto, parabenizo quem escreveu.

Unknown disse...

Concordo com você. Também sou membro da igreja batista Boas Novas, em Juiz de Fora, desde 1977,e sou eleitor do Bolsonaro, tendo perdido meu voto para um deputado federal e um deputado estadual, pai e filho, respectivamente, que me decepcionaram. É assim...

Anônimo disse...

Prezados
Como temos a capacidade de fazer julgamento atrós.
Quem disse que o Presidente Jair Bolsonaro quer implantar um regime ditatorial????
Quem afirma através de um conhecimento pessoal com ele e na sua intimidade ele deseja fechar o Congreesso e o STF e trazer de volta o AI-5?
Não sou seu apoiador 100% mas ele tem demonstrado neste tempo de governo ser um democrata, muito mais do que o seu anterior que desejava através do Forum de São Paulo implantar o socialismo no Brasil e trouxe a este Pais o pior caos moral e ético desde seu descobrimento.
Nós Evangelicos temos uma capacidade muito grandes de fazer julgamentos.
Este texto é desprovido de qualquer conceitos biblicos.

elizabeth alves bezerra disse...

Texto certo para um tempo incerto.
Parece inconcebível que mesmo os batistas estejam se deixando enredar por essa teia maligna de construir mitos humanos fora dos padrões tão claros na palavra de Deus e pior levantarem essa bandeira até mais alta do que já levantaram a palavra de Deus. Não é natural, forças espirituais atingindo mentes que sempre estiveram cativas dos seus próprios tesouros.
Esse texto faz com que aqueles de coração sincero possam repensar suas posições e seus lugares de ação e atuação em prol de uma democracia saudável até para que se cumpra o avivamento que o Brasil ainda não conheceu

Unknown disse...

Concordo com todos vocês, vão para a China e façam a sua Igreja funcionar, então verão, quem sabe se sobreviverem, o que é um regime de esquerda. O Bolsonaro se acham que é radical, ele é fichinha contra eles. Mas continuem sendo cegos pois tem muitos lobos em pele de ovelha.

Unknown disse...

👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Unknown disse...

👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Tiago Silva disse...

Excelente texto!

Unknown disse...

Eu também pergunto onde estava belos escritores.

Unknown disse...

Muito fácil escrever bonito, difícil e dar a cara pra combater nossos direito que estavam sendo tirados fe nós com a esquerda.

Unknown disse...

Concordo.

Unknown disse...

Parabens!

Unknown disse...

Concordo.

Lcfekete disse...

Não quero ofender ninguém, e muito menos trazer sentimentos ruins. Mas a verdade é que nem os batistas sabem o que é ser um batista. O desvio doutrinário é, infelizmente gigantesco que o ser um batista hoje se limita a uma placa em frente a uma construção. Desculpe a sinceridade.

Unknown disse...

Belo texto, me sinto pasmo com a defesa dos bolsominios nesse contexto um indivíduo que ficou 28 anos na câmara dos deputados sem um projeto para o bem do povo inclusive na segurança do seu estado opps desculpe -me ele é miliciano envolvido com RACHADINHAS, realmente temos que orar e muito "FORA BOLSONARO " E REAVIVA A MENTE DESSES CRENTES BOLSOMINIOS AMÉM!

Anônimo disse...

Nos últimos 30 anos, todos evangélicos e também os batistas, se calaram diante da política no Brasil, feita por comunistas, corruptos, traficantes, pedófilos e toda espécie de bandidos. E vejam no quê se tornou a política, a sociedade, a família e a nação como um todo, se degradou à altura de Sodoma, Gomorra, Babilônia e Roma!
Não adianta, lulistas hipócritas; vir com grandes textos e lisonjas medíocres, inaltecendo os batistas.
VOCÊS NÃO NOS ENGANAM MAIS: SEJAM VOCÊS O JOIO, A RAÇA DE VÍBORAS OU OS FILHOS DE SATANÁS!

Marcio Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcio Gomes disse...

Eu acredito que a grande maioria dos eleitores do Bolsonaro não fazem parte desse grupo de "Bolsonarista". Elegemos Bolsonaro crendo que ele possa fazer um bom governo, afinal, exercemos nosso direito de voto. Cabe a igreja orar para que Deus dê sabedoria para ele conduzir bem o país.

Unknown disse...

A questão de hoje está muito ligada a brigas partidárias e não a Deus e seus ensinamentos. As pessoas querem culpados e os culpados nunca serão nós mesmos.Certas discussões são extremamente desnecessárias e é possível ver que intencionalmente gera separações.

Unknown disse...

Votei no Bolsnaro não me arrependo.Um presidente que quer fazer o bem pôr todos Brasileiros, vocês acham que ser comunista é bom, vão prá China, continuo apoiando Bolsonaro pois Deus está com ele e seus eleitores também. Bolsonaro meu presidente. Sou evangélica.

Rafael disse...

De acordo! Infelizmente muitas igrejas que tinham as escrituras como regra, foram tomadas pela doutrina Bolsonarista. Contribuem muito para o esfriamento da fé de muitas pessoas e para o crescimento dos desigrejados. E o que há de mais contraditório é ser contrário à democracia. Como uma instituição que é administrada via assembleias, votação dos membros, é favorável a um regime autoritário para o País?

Rafael disse...

Qual?

Unknown disse...

É tudo do partido do satanás eu votei num homem que resgatou a história da família

Ercilene Azevedo Pessoa disse...

Estou nessa mesma situação!

Quanto ao texto me anima e me conforta! Orgulho em ser batista!

Quando e Deus abençoe a todos nós!

Anônimo disse...

Pergunto ao caro e nobre escritor:

Você teria alguém melhor pra colocar no governo?
Você e contra ao a favor do aboto?
Defende o nobre escritor a liberação das drogas?
Defefende a pedofilia?
Voce tem filhos, netos ou sobrinhos menores de idade? Se sentiria confortável que se ensinasse nas escolas para eles ideoligia de genero? Tirando dos pais o sagrafo direito de educar seus filhos?
E o que me diz da depravação aos símbolos Cristãos, Bliblias sendo queimadas sibolos católicos sendo ridicularizados em placas públicas " a exemplo da marcha das vadias"?

Onde estava o nobre escritozinho quando tudo isso estava acontecendo? Onde estava a "voz profetica do escritor batista"
Como Marina , Ciro Gomes e outros tu aparece agora ?

A Declaracao Doutrinária da Conversão Batista Brasileira esta recheada de textos bíblicos, o que nao se ver no seu infeliz Discurso.

ESCREVA ALGO DENUNCIANDO TODOS OS DESMANDO E DESCAMINHO DOS GOVERNOS DE FERNADO HENRIQUE E DO PT E DESSA FORMA DEMOSTRE SUA IMPARCIALIDADE POIS EU TIVE A SENSAÇÃO DE ESTA ESCULTANDO A GLOBO AORESENTANDO O JORNAL NACIONAL

Ademilson disse...

Excelente texto! Os comentários apenas corroboram suas palavras.

Zuleika disse...

Eu penso igual...pois os governos anteriores só fazia coisas piores corrupção entre outros, faço minha parte pelo melhor ao Brasil só pq votei no Bolsonaro virei bolsonarista abandonei minha fé em Deus é óbvio que não, passei a orar mais pelo Brasil e ao mundo e estar mais perto de Deus!

Anônimo disse...

O título deste artigo deveria ser: "Eu acima de tudo. Batista cima de todos". Sem citar o antagonismo patente de levantar a bandeira da imparcialidade e perceber um texto recheado de viéis ideológico-partidário. Respeito opiniões, porém, é certo que elas sempre vem com as convicções pessoais de quem as emite, sejam elas de caráter político, religioso etc., e isto é natural. Considero que é tempo de ressaltarmos o que nos une para o combate de um mal maior. pois ninguém é tão sãbio que não cometa erros e não tão errado que não tenha arroubo de sabedoria.

Unknown disse...

Texto lindo mas vies político.

Pr. Cesar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonino Rodrigues de Oliveira disse...

Concordo com o amado, pois como religião estamos bem representados. Como denominação nos tornamos um clube gerido por uma elite intocável nos grandes centros.
Como cristaos estamos longe de seroque sugere a própria Bíblia.
Saiam de seus castelos e conheçam o interior do país e a realidade da maioria de pastores sem salários, com vida comprometida no ministério e nao recebe uma ligação em apoio ao que faz.
Depois de 7 anos de pastoreio voltei trabalhar secularmente para ter pão na mesa.facil falar contra um governo quando se tem salário gordo em dia.

Anônimo disse...

Pastor, sou candomblecista e pastores como o senhor, tem meu respeito e admiração ! Fico inconformada, em saber que evangélicos de todas às denominações, esqueceram dos mandamentos do grande mestre !
Em minha religião, tbm tem aqueles que cegamente, o apoiam ! Acho isso muito triste !



GAMALIEL DIAS DA SILVA disse...

As trevas tem comunhão com a luz?

Nilson Ferraz disse...

Qual adolescente escreveu este texto !!! Sem pé e nem cabeça !!! Será que foi os estudantes da UNE ou algum ex militante de esquerda !!! Ou ainda militante !!!

Unknown disse...

Acertou na mosca meu amigo. Acho que o autor estava em Marte.

Unknown disse...

É pena você não ser cristã. Denominação não salva minha,amiga. O texto foi escrito sem respaldo bíblico. Texto com viés politico.

Unknown disse...

Eu também pergunto a todos os cristãos acima e para quem escreveu esse texto.
Sou cristã, e hoje tenho a certeza que poderei continuar sendo. O que estava sendo desrespeitado era exatamente isso. O Cristão no oculto já estava prestes a perder o seu direito de adorar a Deus.
Respeito a opinião de cada um. Mas tenha dó. Esse autor não sabe nem o que fala.
O povo não vê Bolsonaro como Messias não, meu querido. O povo vê nosso Presidente como alguém íntegro, honesto e temente a um Deus Vivo, e o Mesmo o constituiu PRESIDENTE. Essa é a diferença para nós cristãos.
Salvador só Jesus Cristo.
Mas Presidente, foi Ele quem o constituiu para consertar esse País que estava uma merda.
Você por acaso sabe o que é ensinar para uma criança da Educação Infantil a fazer sexo? Aceitaria isso para os seus filhos? Ou será que para os filhos dos outros pode?
Permitiria que sua filha abortasse seu neto? E correria o risco dela morrer?
Permitiria que seus filhos mandassem em você?
Concorda que o ladrão rouba porque ele precisa e está certo?
Quando o ladrão te assalta? Você sente o que? Coitado, deixa ele, está precisando.
DESCULPA AUTOR.
Você deve morar fora desse País.
O povo brasileiro, trabalhador, que nunca mamou no Governo corrupto, cansou de ser roubado e alienado. Agora, aquele que mamou bem e está acostumado com migalhas....... sinto muito.....realmente quer que o País nunca mude....

Nilson Ferraz disse...

Concordo Plenamente com seu comentário...
Autor Pecou feio com esse texto fora do contexto !!!

Silvia disse...

Unknown, o pior cego é aquele que não quer ver. Tire a trave que está nos seus olhos.

Unknown disse...

Ridículo esse texto!! Não li coisa pior nem nas verborragias da Gleise Hoffmann!! Este texto não me representa por ser de cunho político de esquerda!!! Acho vergonhoso qualquer ligação entre o pensamento defendido neste manifesto esquerdista e os batistas brasileiros!! Revoltada e indignada com tamanha aberração! Graças à Deus, temos crentes fiéis, que dobraram seus joelhos, e clamaram à Deus, pelo país, pois estávamos cansados de tanta podridão e corrupção... e Ele, em Sua infinita misericórdia, ouviu nossas orações!! Levantou um homem, que assim como qualquer um dos líderes que conhecemos na Bíblia, foi forjado durante sua missão, pois não era capaz por si só... mas foi capacitado, pois fora escolhido por Ele... é-se não o fosse , já teria sido derrubado por essa esquerda vil, podre, covarde, ardilosa e maligna, que está como um leão esfomeado, querendo tomar para si, o que não lhe pertence: o Brasil!!!

Unknown disse...

Pqp vai esquerdopata assim no inferno.

Sandro Santos disse...

Quero meu país longe de quem desfeiteia a família, a igreja, de quem defende aborto, estupro, incesto, de quem chama pornografia de “arte”, e constrange criança a tocar o pênis de um adulto no museu de São Paulo.
Quero meu país longe de quem saqueou a Petrobrás, e fez farra com o BNDES.
Quero meu país longe do Foro de São Paulo, de associação com perversos ditadores e comunistas genocidas.
Quero meu país longe de quem usou a Caixa Econômica para bancar corruptos do futebol e encher os bolsos da CBF e das redes de tv, notadamente a Rede Globo.
Quero meu país longe de quem superfaturou as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas (estádios até em estados que não têm futebol). O Governador da Bahia, J. Wagner, superfaturou a Fonte Nova em 70 milhões.
O novo presidente da CEF saiu cancelando todos os contratos esportivos que lesavam o erário. O primeiro foi com o Flamengo, clube do coração dele. Em uma semana o Flamengo estava com nova parceria. Melhor do que antes, disse o Presidente da CEF.
Quero meu país longe da hipocrisia, que critica o linguajar do Presidente (que eu critico também, e escrevi sobre isso), mas aplaude o desbocado Faustão, anos a fio, vomitando podridão dentro de suas casas; que aplaude o BBB e as novelas podres, o adultério, o sexo fora do casamento, a confusão homossexual.
Quero meu país longe do dinheiro na cueca, ou em caixas no apartamento da Barra, em Salvador. E do STF que o inocentou por “falta de provas”.
Quero meu país longe do dinheiro lavado nas contas da Suiça. Dinheiro que não volta nunca mais.
Quero meu país longe do MST, que invade a propriedade alheia, mata e destrói plantações inteiras. Que ‘educa’ crianças brasileiras para serem bandidos, como eles, e perpetra baderna e destruição nas ruas.
Quero meu país londe do tipo de manifestações da esquerda comunista. Já parou para analisar a diferença entre uma manifestação verde-amarela e uma vermelha dos “pão com mortadela”? Já notou como se vestem as manifestantes vermelhas em suas manifestações, e como se vestem as verde-amarelas? Já viu as cenas com crucifico e cruz no ânus, e mulheres urinando e defecando em fotos do presidente?
Quero meu país longe de quem é eleito por bandidos para defendê-los. E vai tomar assento nas casas legislativas para fazer leis que lhes permita agir livremente e protegidamente, nas favelas. Protegidos com o dinheiro dos nossos impostos. Fernandinho Beira-Mar disse que político precisa de apoio do traficante, e há trinta anos parentes dele trabalham com emprego dado por políticos apoiados por ele.
Quero meu país longe de parcerias com as Farc, dona do tráfico. E longe de ditadores genocidas, e do Hamas, terrorista.

Unknown disse...

SOMENTE UMA PERGUNTA! MEDIANTE A ESSA RESENHA!!!O PRESIDENTE DA REPLÚBLICA SR. JAIR BOLSONARO, VAI INDICAR PARA SUPREMA CORTE ( STF ) UMA PESSOA CRISTÃ OU EVANGELICO, COMO QUEIRAS INTERPRETAR!!! A PERGUNTA É JA OUVE ISSO NA HISTORIA DE NOSSA REPLUBLICA??? OUTRA É COLOCADO NESSA RESENHA A ENTIDADE " BATISTA" DIGA SE É QUE VOCE SABE, OS PRINCIPIOS BATISTAS E SUA ORIGEM?! GRATTO:

Unknown disse...

Há uma sinalização nítida de uma teocracia do "sepulcro caiado" os valores do Reino de Deus, não depende de ideologias , seja da chamada direita , ou chamada direita. O texto em foco , é irrefutável.

Unknown disse...

*chamada esquerda.

Unknown disse...

Texto totalmente político e mentiroso, é uma vergonha alguns que se diz cristão concordar com o que esta escrito ai, vergonhoso não só concordar com o que esta escrito e, ainda acrescentar mais mentiras, o autor do texto escreve exatamente como a mídia militante,o autor e os que aplaudem o texto com louvor, provavelmente são a favor do aborto, da ideologia de gênero, da roubalheira que afundou o país nos últimos 30 anos, pois conhecido como pais do Carnaval, futebol e que ultrapassou essa marca país da corrupção, quem escreveu e os que concordam com o texto, devem ser favoráveis com a pecha que tínhamos ai fora de pais da pornografia, a ponto de estrangeiros virem pra cá achando que as mulheres andavam nuas nas ruas e se deitavam com qualquer homem que aparecesse em sua frente, O PAI DA MENTIRA É O DIABO e esse texto é totalmente mentiroso e de viés político

Anônimo disse...

Eu também quero o meu país longe de todas as ideologias dos esquerdopatas, socialistas, comunistas, maxistas, genocidas, faxicistas. Sou cristá conservadora e da direita