15.8.09

EVANGELHO DA PROSPERIDADE

Há um novo evangelho sendo pregado. O evangelho pregado hoje não é aquele que diz que Jesus não tinha onde reclinar a cabeça (Mt 8,20); não é o evangelho do “buscai primeiro o Reino de Deus” (Mt 6,33). É o evangelho da prosperidade, do ganho financeiro, da bênção econômica de Deus, da unção financeira.

Não é novidade nenhuma que os neopentecostais – Universal (IURD), Internacional e Mundial – se apropriaram da teologia da prosperidade surgida nos EUA. O discurso de recompensa financeira é uma constante, como diz uma música da IURD: “o melhor desta terra é meu”. Todo mundo sabe que Edir Macedo, R. R. Soares e Valdomiro Santiago usam de elementos mágicos para obter vultuosas ofertas. Aliás, é devido a esse excessivo ganho financeiro que o Ministério Público do Estado de São Paulo move processos contra o fundador da IURD, Edir Macedo, e “sua quadrilha”. Acusação: uso de ofertas dos fiéis para comprar empresas, terrenos, carros e manter a TV Record. Esse processo não é de hoje, mas nas últimas semanas a disputa Globo versus Record tem se transformado numa verdadeira tela quente. O evangelho da prosperidade deu certo e um império econômico-midiático foi construído em nome da fé.

A nova sensação desse evangelho é o pregador pentecostal Silas Malafaia. Conhecido por não ter papas na língua, falar o que pensa e “profetizar” coisas dúbias, Silas, um ferrenho crítico dos modos operacionais da IURD e seus programas, entrou para o seleto grupo daqueles que vê no evangelho da prosperidade a saída para a crise financeira mundial e ganho pessoal das bênçãos financeiras. Com uma parceria com o então “novo” Kenneth Hagin dos EUA, o Dr. Morris Cerullo, Silas lançou no Brasil a Bíblia de Batalha Espiritual e Vitória Financeira, algo de fato inédito no país que tem em seu mercado editorial bíblias de diversas tendências de estudo, mas nunca uma que só interpretasse a Bíblia por uma ótica financeira. Com Morris Cerullo, Silas declara a “unção financeira” sobre as pessoas e a única coisa que pede em troca é um ato de fé, uma oferta de R$ 900,00. A sua cruzada pelo Brasil era conhecida como “Vitória em Cristo”, agora é “Vida Vitoriosa para Você”. As mensagens, que antes eram sobre os esdrúxulos costumes da sua denominação (Assembleia de Deus) dentre outras coisas, agora é vida abençoada financeiramente, receitas para prosperar, passos para uma vida vitoriosa e etc.

O evangelho esta sendo identificado com bênçãos e ausência de sofrimento, perdas e dor. O apelo hoje para seguir a Cristo envolve a pergunta: “o que vou ganhar com isso?”

Nenhum comentário: