18.2.11

A CNBB DÁ MAIS UM EXEMPLO DE TEOLOGIA PÚBLICA

A discussão sobre teologia pública esta chegando agora no Brasil. Recentemente postei algo sobre eclesiologia pública no blog (http://wwwibmi.blogspot.com/2010/12/por-uma-eclesiologia-publica.html), alertando da necessidade que temos de pensar a relevância da teologia para a vida citadina como um todo, a libertação do gueto que chamamos igreja, para um pensar aberto e acolhedor dos dilemas e problemas da sociedade. Jürgen Moltmann trabalha esta questão no seu livro Dio nel progetto del mondo moderno; contributi per uma rilevanza pubblica della teologia (Brescia: Queriniana, 1999) colocando que uma identidade cristã só é possível com a devida relevância na cidade/sociedade, do contrário os valores do reino de Deus não terão êxito! As igrejas não católicas não se aperceberam disso ainda. Sofremos ainda com certo tipo de apartheid que segrega uns dos outros, fragmentando a mensagem de Jesus, distorcendo o Evangelho, olhando apenas para o seu mundo, reduto de poder e conquistas.

Exemplo disso foi a completa omissão no debate sobre a “Ficha Limpa”, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estabeleceu parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para levantar as assinaturas e transformar o projeto em Lei, os protestantes históricos, os pentecostais clássicos, os neopentecostais, todos fizeram como o levita e o sacerdote da parábola do Bom Samaritano, passaram a distância do assunto.

Quem em nossas igrejas não acompanha o reality show Big Brother Brasil? Há onze (11) anos a Rede Globo coloca esse programa estúpido no ar. Quantas pessoas já passaram por ali que não tinham nada a dizer? Enquanto isso os milhares de brasileiros acompanham um programa chula, vulgar, maquiado com um jornalista, tido como inteligente e intelectual, para dar um pouco de credibilidade que não tem. O BBB até mesmo incorporou jargões como “afinidade” ou “espiadinha” na nossa cultura.

A CNBB mais uma vez dá o exemplo de uma teologia pública, quando leva a sociedade a refletir sobre esse programa. Recentemente o órgão máximo dos católicos no Brasil declarou* que os reality shows atentam contra a dignidade da pessoa humana, como também de seus participantes, pedindo um esforço comum contra a agressão impune aos valores morais vinculados nos programas (lê-se aí, BBB).

O programa tem perdido audiência. Quando isso ocorre, as manobras são feitas para assegurar o barraco, a promiscuidade e a falta de decência moral e ética. A CNBB ainda completa na sua nota, dizendo que esses programas (os reality shows [BBB]), gera o processo de degradação da sociedade e da família brasileira.

Teologia pública é isso. É emitir opinião mesmo sabendo que muitos não darão ouvidos, mas mesmo assim fala. Foi-se o tempo de ficarmos no casulo esperando que as coisas aconteçam pelo “dedo de Deus”. A igreja faz exatamente aquilo que Mt 5, 14-16 contraria, coloca a luz debaixo da mesa aguardando a consumação dos séculos. Enquanto isso fica completamente descartada dos grandes debates nacionais, apenas discutindo assuntos supérfluos. Os batistas na sua última Assembleia Convencional (CBB) assumiu o compromisso para com o meio ambiente e a defesa da vida. Isso é teologia pública, é levar a reflexão sobre Deus a níveis mais altos da sociedade, se comprometendo com a vida que Deus outorgou.

Como protestante, só tenho que parabenizar a CNBB por mais esse gesto de preocupação e defesa da dignidade humana. Agradeço a Deus porque muitos católicos engajados na sua igreja estão no Congresso Nacional e eles irão debater acirradamente contra leis que querem privilegiar alguns em detrimento da maioria com o pretexto da discriminação – refiro-me a PL/122.

_______________________________________________
* Disponível em: http://bbb11.yahoo.net/noticias/554/reality-shows-atentam-contra-a-dignidade-humana-diz-cnbb.html
Acesso em 17 fev. 2011

Nenhum comentário: