6.9.16

JOVENS! SOIS FORTES

Uma leitura de 1João 2,12-14

É comum a seleção de alguns versículos para “dizer” algo que o texto não está dizendo. Assim, tira-se o texto (versículo) do seu contexto imediato a fim justificar uma atitude, ação ou discurso. Isso, num primeiro momento, é “normal”, quando se leva em consideração a capacidade de leitura de quem faz isso. Um exemplo dessa apropriação indevida de alguns textos (versículos) é o caso de Mateus 7,6: fala sobre dar aos “cães o que é santo”, não lançando “aos porcos” pérolas. Já ouvi algo assim sobre esse texto: ele serve para “evangelizar” pessoas fora da igreja e, quando não ouvirem, não gastar “tempo” com eles, pois assim estaria dando o evangelho (santo) aos cães (não convertidos ainda), o mesmo com as “pérolas”.

Outro texto (versículo) que comumente entra para essa coleção de apropriação indevida a fim de justificar uma atitude, ação ou discurso, é 1Jo 2,13: Pais, eu vos escrevo porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo porque vencestes o Maligno. Quantos sermões já ouvi em cima desse versículo nos encontros de jovens. Vários! Cada um dando a sua “explicação” quanto aos “jovens” e o “Maligno” no texto. Claro, o “Maligno” sendo interpretado como “diabo” ou “satanás”.

A carta de 1Jo está dentro de um contexto muito triste e dolorido para as comunidades joaninas, ligadas ao Evangelho de João. A carta tem origem a partir de um cisma, ou seja, a comunidade estava em processo de divisão por razões que, ao longo da carta, ficamos sabendo, como problemas teológicos e relacionais. Não por acaso que o texto de 1Jo 2,19 é enfático: Esses anticristos saíram do meio de nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas era preciso que ficasse claro que nem todos eram dos nossos. Há disputas de poder dentro da comunidade e um grupo permanece fiel a proposta do Evangelho. 

Um desses problemas, são pessoas que se entendiam investidas de poder, transformando a comunidade em hierarquias, algo que o Evangelho de João sempre rechaçou!

Um dos maiores temas de 1Jo é o amor e a resistência em tempos difíceis. O capítulo dois está reforçando o amor, quando a comunidade segue o exemplo de Jesus. Amar é o principal e fundamental mandamento da comunidade. Aqui, há dois caminhos o amor ou o ódio, escolhendo esse último, haverá tropeço e escuridão.

A resistência se dá com o mundo, que aqui, como no Evangelho de João, tem sentido negativo, ou seja, significando uma sociedade injusta, não comprometida com a vida, em total oposição ao projeto de Deus, por isso que os anticristos pertencem ao mundo. A luta seria contra a malignidade do mundo, ou seja, é uma luta contra o desamor e a inverdade. É uma luta contra o ódio. O Maligno se dá com a falta de amor para com o próximo, sendo ele uma característica do mundo – “meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (1Jo 3,13-14).

Em 1Jo 2,12-14, há uma compreensão quanto aos participantes da comunidade que estão enfrentando esses problemas, principalmente com o mundo. Nesses versículos há uma espécie de compreensão da vida em Cristo, envolvendo participantes da comunidade. Eles são os filhinhos, os pais, os jovens e as crianças. Há uma disputa quanto a compreensão desses grupos se são faixas etárias ou níveis de compreensão dos participantes da comunidade. Além dessa dificuldade, se são ou não grupos etários, alguns especialistas no texto de 1Jo entendem que se trata de líderes (presbíteros ou diáconos) da comunidade, os pais e os jovens. Há um consenso de que filhinhos são os membros da comunidade. Assim, é provável que pais e jovens se tratem de níveis de maturidade espiritual e não classificação por faixa etária. Paulo Roberto Garcia, professor de Novo Testamento e especialista em comunidades primitivas, em aula, demonstrou, a partir da exegese do texto de 1Jo, que pais e jovens não se configuram como faixas etárias, mas sim estados de maturidade espiritual. Dessa forma, pais e jovens, incidem em níveis de compreensão e maturidade no Evangelho.

Aos pais porque conheciam; aos jovens, porque estão adiantados na caminhada com o Evangelho, mas ainda não estão completamente maduros, mas são possuídos por uma força que os capacitam a enfrentar e suportarem o impacto da crise em que a comunidade se encontra com o cisma, por isso a palavra de Deus permanece neles e as tentações do Maligno não oferece perigo, pois já venceram por meio da força da (1Jo 5,4 – e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé). Assim, o mundo-maligno não exerce fascínio sobre esse grupo de irmãos (jovens), pois estão no caminho do Evangelho, mesmo diante de incertezas quanto ao futuro da comunidade, como é o caso de 1Jo. 

Nenhum comentário: