21.7.09

IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS EM IPORANGA

Um empreendimento que não deu certo

A Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) tem na Igreja Universal do Reino de Deus o seu embrião. Com um discurso milagreiro, a IMPD adota a estratégia da “cura divina" como meio de conquistar adeptos para o movimento. Com o slogan “a mão de Deus está aqui Brasil” o então “apóstolo” Valdemiro Santiago tem na TV o mecanismo ideal para alcançar o “Brasil” para o único lugar que Deus está, ou seja, na Igreja Mundial do Poder de Deus. Com isso, Valdemiro tem aberto em quase todos os lugares a sua agência de cura divina, sempre se valendo da magia e do culto a sua personalidade para atrair pessoas. Mas na cidade de Iporanga no Vale do Ribeira (região sul do Estado de São Paulo), a IMPD fechou suas portas no primeiro mês de funcionamento. Por que isso ocorreu? Seria por falta de pastor? Não. Seria por falta de frequentadores? Não. Sempre há pessoas impressionadas com o “sobrenatural”.

Iporanga. Cidade com cerca de cinco mil habitantes, situada na região mais pobre do Estado de São Paulo; índice IDH muito baixo; renda per capita por família não passa de duzentos reais na sua maioria; deslocada de um grande centro urbano; sua subsistência esta no turismo, funcionalismo público, agricultura familiar e repasses de verbas governamentais; uma das cidades que mais tem participantes nos programas sociais do governo federal como Bolsa Família; uma juventude envolvida com drogas e vida ociosa; um índice alarmante de gravidez precoce. Por que uma igreja que reivindica a “mão de Deus e seu poder” fecharia as suas portas numa cidade como essa?

A questão esta no empreendimento que não deu certo devido à clientela não ser adequada para os objetivos da empresa. É exatamente assim, com uma linguagem mercadológica que a IMPD deve ser encarada. Em Iporanga a IMPD fechou porque a sua maior preocupação esta em satisfazer as necessidades visíveis e imediatas das pessoas. Como a IMPD não tem uma mensagem em que Cristo é o agente transformador da condição humana, em Iporanga ela não daria certo mesmo. Uma igreja interessada no ganho financeiro também não atenderia os anseios desse povo, porque aqui a oferta/dízimo não esta baseada na barganha com Deus, mas na continuação do evangelho na cidade.

Aqui não cabe megaigrejas sensacionalistas que tem na TV seu elemento disseminador de bobagens e crendices ridículas. Não cabe aqui uma igreja que não preze pela comunhão com o irmão, pela ajuda as suas necessidades espirituais, físicas e financeiras. Fecha mesmo uma igreja que não tem compromisso ético-espiritual com as necessidades do município.

Parece que o “poder de Deus” não conseguiu penetrar na pequena, mas aconchegante, cidade de Iporanga, onde não há megaigrejas, mas Igreja que proclama Cristo autor da salvação e tem o culto como meio de adoração a Deus, somente a ele.

7 comentários:

Unknown disse...

Cada dia eu me espanto mais com os "evangélicos" e pode ter certeza que vale a generalização que estou fazendo aqui. Se puder ouçam a música do João Alexandre É PROÍBIDO PENSAR.

Anônimo disse...

Passou do tempo que qualquer igreja tinha que ter responsabilidades com o estado, o governo em si. PQ VC NAO DEIXA AS OTRAS POSTAGENS? VC É UMA PESSOA SEM DEUS? vc nao pode falar do que nao sabe...
conheça,e não fale mau das pessoas que acrditam, isso é d ntrss d cada um, ou será q vc quer q as pessoas sjam incredulas, e ridiculas como vc?

Anônimo disse...

ah! é um padrzinho!! ah! ja si, ta com inveja de uma pessoa como valdemiro, qu recebe o spirito santo em sua vida? que tem o dom da palavra dada por Deus???

Débora disse...

Vamos orar por eles!

avil moreira disse...

As pessoas esquecem que o importante eh ter Deus no coração. Barganhas, negociata, não existe no reino celestial. Se realmente existe interesses financeiro, acredito que não, prestarão contas ao todo poderoso Senhor Deus.
Que Deus nos abençoe, não vamos julgar o que não sabemos ou conhecemos.

Anônimo disse...

sou evangélico,mas tenho que concordar contigo as impd e iurd são uma vergonha para nós...

jair borin disse...

SEU ANTONIO,SEU ANTONIO....
DIZER TER VERGONHA DE ALGO QUE VEM DE DEUS...
SE O HOMEM ERRA, ELE PAGARÁ,AGORA,DIZER TE VERGONHA,COMO TA SUA VIDA COMO EVANGELICO,TENS SAUDE,PROSPERIDADE,PAZ...
EU TENHO PRA EMPRESTAR TUDO ISTO...POIS NÃO TENHO VERGONHA DE MOSTRAR O DEUS QUE SIRVO E VC?
NO MINIMO DEVE SER DE UMA DENOMINAÇÃO FRACASADA,PRA FALAR TANTA BABOZEIRA OU DEVE SER MAIS UM RELIGIOSO FRACASSADO.
JB