18.3.09

UNIVERSAL, INTERNACIONAL OU MUNDIAL: O NEOPENTECOSTALISMO IMAGÉTICO

O cenário religioso no Brasil sempre foi dinâmico. Aqui se pega de tudo. O trânsito religioso é intenso. A regra básica é a conveniência e a necessidade. Uma expressão cunhada por Eduardo Peagle (www3.est.edu.br/nepp) cabe muito bem neste quadro: é a “McDonalização” da fé. Esta geração fast food que espera tudo pronto a qualquer momento chegou também no imaginário religioso. Hoje há uma porção de possibilidades para se atender as mais diversas necessidades das pessoas.

A era da espetacularização chegou para ficar. Estamos presenciando uma briga nos meios de comunicação de gente que quer ser grande a qualquer custo. A igreja imagética e seus pastores, bispos e apóstolos televisivos, estão lutando para conquistar espaço na mídia e pessoas. Este processo começou com a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo em 1977 naquilo que os pesquisadores do fenômeno chamam de pentecostalismo de terceira onda. Seu cunhado, R. R. Soares, desgostoso com Edir rompe com este e cria a Igreja Internacional da Graça de Deus em 1980. Agora esta havendo um novo surto, é a Igreja Mundial do Poder de Deus com seu fundador o então “apóstolo” Valdomiro Santiago. Este, com problemas de relacionamento, acaba rompendo com a IURD e criando mais uma igreja que quer conquistar o mundo. Não é por acaso que estas igrejas têm em seus nomes adjetivos como universal, internacional e mundial.

Com uma forte presença, até mesmo com sinais claros de monopólio, a IURD tem na mídia a sua mensagem de prosperidade e saúde. Não é de hoje que os neopentecostais não se importam com a questão teológica e seu estudo, porque afinal de contas isso não interessa ao povo. O que o povo precisa é outra coisa. É a satisfação imediata de seus desejos. O apelo da Universal continua com a classe média. Os acessórios para a fé – sal, rosa, água do rio Jordão etc. – ainda chama atenção.

A Confissão Positiva é mais forte na Igreja Internacional da Graça de Deus. O apelo ao demônio como explicação plausível para as mazelas da vida continua sendo válido. O uso da TV é uma arma poderosa para conquistar novos patrocinadores. Embora tenha uma visão mais inclinada para as questões teológicas, a Internacional tem em seu estoque litúrgico a manipulação do Sagrado como maneira de arrebanhar mais adeptos. A figura de R. R. Soares é centralizadora na igreja.

Quem leu e aprendeu na cartilha da Universal não foi somente a Internacional, mas também a Mundial. Valdomiro Santiago ganhou espaço na mídia com suas concentrações de milagres que tem como lema “a mão de Deus está aqui”. Com isso parece que tem arrumado briga com a Universal que chega a sentir nostalgia dos tempos em que estava começando, agora a institucionalização já chegou à IURD também. Os elementos mágicos são os mesmos, só muda a clientela, que é de baixa renda e extremamente necessitada. Isso é um prato cheio para as sessões de “curas e milagres” como sinais claros de que a Mundial é a igreja de Deus no momento. Somando a isso, há um verdadeiro culto à personalidade de Valdomiro. Assim como na Universal e Internacional, na Mundial há os que imitam claramente seu mentor e fundador na fala, postura e gestos.

As pessoas estão tendo uma imagem equivocada do evangelho devido a essas igrejas eletrônicas. Há um novo corpo doutrinário hoje: Deus abençoa quem se sacrifica, Deus honra quem persevera. Há uma nova relação com a Divindade, uma relação baseada nas necessidades atendidas – quase sempre financeira e física. Uma nova mentalidade foi inaugurada, a de que as bênçãos de Deus devem ser conquistadas e elas não veem pela sua graça.

O lema de João Batista era simples: “importa que ele cresça e que eu diminua”. O lema dos neopentecostais é: “importa que o outro diminua e eu cresça”. Entre Universal, Internacional e Mundial prefiro ficar com a igreja Local. Um lugar onde posso participar das debilidades e alegrais do meu irmão; um lugar onde a Bíblia se torne instrumento de consolo, ensino e comunhão; um lugar onde o Sagrado é solenizado e a sua manifestação é percebida com a reunião do corpo de Cristo e no partir do pão.

13 comentários:

Mimi, Lili, Theo e Liz disse...

parabéns pelo artigo. Eu ja vi esta história antes, eram dois ratinhos que queria conquistar o mundo, Lembra do desenho!

Como é bom ter uma igreja onde encontramos a Palavra de Deus ilustrada no dia-a-dia da comunidade; onde encontramos consolo, exortação e orientação. Será que o povo que senta nas cadeiras destas FARMACIAS NEOPENTECOSTAIS ou IGREJAS RODOVIÁRIAS não sentem falta desta caracteristica do cristianismo?

Pedro disse...

O meu ponto de vista é que O apóstolo Valdomiro Santiago está ocupando o espaço e cumprindo o mandamento do Senhor: “Quem crer verá os sinais”, temos que continuar crendo num Deus que cura, transforma, que modifica. Será que podemos ser cristãos e continuarmos na maçonaria. Há aliança entre Deus e Maamom, graças ao Poder de Deus que homens de fé estão pregando o evangelho vivo que atinge todas as classes. Infelizmente igrejas engessadas pregam um evangelho fácil, sem transformação, uma palestra e não uma pregação, palavra de homens que não transformam em nada. Membros que vão para o culto como apenas um álibi e não consegue sentir o Espírito Santo convencendo e operando maravilhas. Convido os irmãos a assistirem o Programa do ap. V.S. e verem as curas e milagres operados pelo poder de Deus. É de envergonhar outros líderes. Não pagam o preço, não buscam o poder então criticam. Não concordo, também, quando o amado diz que só muda a clientela, que é de baixa renda e extremamente necessita. Você sabia que a IURD, IMPD, IIGD, recebem doações de grandes empresários e que os programas de TV são caros e não podem ser mantidos por pequenas doações. Grandes empresários, intelectuais também buscam a presença de Deus como os pobres. Jesus veio para todos. Você sabia que o metrô paulistano precisou mudar os horários para atender os fiéis da IMPD, são cerca de 20 mil pessoas por culto e ele realiza 04 cultos por dia. Na sua Igreja quantos cultos semanais, qual foi a última cura, qual foi a última transformação. É muito falar, palestrar, pregações com data show para iludir. O povo quer o show da fé. Chega de uma teologia relacionista onde Deus não é tão deus. A teologia pregada por Kivitz, Godim, Butim e outros teólogos do mesmo naipe. O povo quer o poder de Deus, se uns líderes não oferecem eles procuram aonde tem o fogo. Trabalhe, ore, jejue, suba ao monte, pague o preço e então teremos o poder de Deus em nossa vida.

W.T.M. disse...

CARO IRMÃO PEDRO, CONCORDO COM SEU COMENTÁRIO, O GRANDE PROBLEMA DO AP.V.S., É QUE UM DIA ELE FOI BISPO DA IURD, ENTÃO TODOS ACHAM QUE É DA MESMA ESTIRPE. O FOCO É TOTALMENTE DIFERENTE, 1o.) SALVAÇÃO, 2o.) O CONSERTO INDIVIDUAL, PARA QUE SEJAMOS MERECEDOR DAS PROMESSAS DO SENHOR, 3o.) AS CURAS E BENÇÃOS QUE SÃO MOSTRADOS NA TV TODOS OS DIAS. DÍZIMOS E OFERTAS SÃO PEDIDAS, PARA SE CUSTEAR A OBRA E O MINISTÉRIO,4o.) ENSINAM A BUSCA DO ABENÇOADOR QUE É O NOSSO SENHOR JESUS, E NÃO AS BENÇÃOS. É DIFÍCIL PARA QUEM NÃO ESTÁ NESTA FÉ ENTENDER OS PROPÓSITOS DESTE MINISTÉRIO, MAS É MUITO DIFERENTE DE IURD E IIGD, SÓ O NOME MESMO. O HOMEM PRATICAMENTE VIVE DENTRO DA IGREJA, QUE DEUS SEMPRE O MANTENHA COM ESTA DISPOSIÇÃO PARA A OBRA E COM CERTEZA AINDA VEREMOS MUITOS MILAGRES PELO MUNDO AFORA DESTE MINISTÉRIO. QUE JESUS ESTEJA SEMPRE COM O APOSTOLO V.S., AMEM!!!!!!!!!!!!!!

pires disse...

Caro Pr. Alonso, lamento que esses caras não entendam nada do que vc escreveu,enquanto eu estou vibrando com seus artigos, concordando com tudo o que foi escrito. Tem gente que é um pé naquele lugar, como esse tal Pedro. Pô, se não concorda com nada vai assistir o show da fé,vai prá outro lugar qualquer mas ficar sendo um chato como ele tem sido é de perder a paciência. Abços.

OLHO VIVO disse...

MILAGRES & MILAGRE$
NO QUE CREIO

Que eu creio em milagres disto eu não tenho dúvidas até porque eu sou um deles, o que eu não admito em hipótese alguma e não creio é nesta indústria da exploração do povo estampada diariamente nas telas das televisões e nos templos de entidades que usam a religião como instrumento de abuso na venda de curas que não passam de trapaças e de encenações para ludibriar a fé do povo. Os milagres existem, mas existem também os MILAGREIRO$ que utilizam destas artimanhas para extorquirem boas somas dos desavisados e dos desesperados.

O primeiro ponto a observarmos nesta questão dos milagres relatados na Bíblia é em que circunstâncias eles aconteceram? Invariavelmente todos os milagres descritos nas Escrituras foram resultados de momentos na vida daqueles que foram INSTRUMENTOS para que os mesmos acontecessem, inclusive Jesus. Em momento algum se propagou ou se divulgou, como se faz hoje, que este ou aquele ia passar ou estar em tal lugar e que em estando ali haveria sinais de curas e milagres, isto está muito claro nas Escrituras. Não há relato nas Escrituras sobre campanhas de curas e milagres, ninguém saia avisando que um Super Herói iria estar em tal cidade e ali faria mil e uma maravilhas. Outra coisa é que os homens de Deus, incluindo o próprio Jesus, eram muito reservados quanto a esta prática de curas e milagres, até porque sabia-se que isto poderia se transformar, como aconteceu de fato, numa industria e numa mina de dinheiro e de ESCÂNDALOS. Os milagres nos tempos apostólicos eram realizados através de pessoas SÓBRIAS e comprometidas com o Evangelho, que viviam em função dele EVANGELHO e não de patrocinar entidade, igrejas ou agremiações. Também não era usado para desmoralizar a concorrência ou para demonstração de poder ou de superioridade. Outro fato interessante é que os milagres não se resumiam a isto ou aquilo, curava-se enfermidades, restaurava-se o físico, ressuscitava-se mortos, mas tudo dentro de critérios que de fato pudessem dar sustentação aos acontecimentos. Assim, Jesus usou o lôdo para dar vista ao cego, a água para transformá-la em vinho e até um morto para ser ressuscitado. Outro fato a considerar é que jamais um demônio foi se manifestar dentro de um templo, coisa que hoje é comum, daí se imaginar que há algo errado nas igrejas uma vez que até nos terreiros de umbanda a sua manifestação é rara. Eu poderia ir mais longe, mas fico por aqui.

Segundo, como precederam e como se deu depois de serem consumados os milagres? Invariavelmente todos os milagres relatados nas Escrituras precederam da necessidade da manifestação real do poder de Deus para que o povo pudesse crer naquilo que ouviam. Havia todo o cuidado para que aquilo não se transformasse em um ESPETÁCULO nem tão pouco p paciente fosse exposto ao ridículo como ocorre hoje. Na realidade hoje os CURANDEIROS vivem de mostrar as suas proezas como forma de demonstrarem abertamente quem é o mais poderoso, qual a igreja contabiliza o maior numero de prodígios, qual a igreja tem o milagre mais cabeludo e vai por aí. A linha não muda, todos sem exceção, exploram com irracionalidade a boa fé do povo. Outra coisa é que os favorecidos por um milagre tinham a recomendação expressa de não fazerem qualquer propaganda daquilo que haviam recebido como graça de Deus. Mas, o que se vê hoje é uma indústria de propagandas imoral que visa exclusivamente atrair o povo para ser extorquido dentro das igrejas. A questão fundamental que é a salvação da alma e a conscientização da condição de pecador foi abolida destas igrejas, se é que podemos classificá-las como tal, dando espaço para uma espiritualidade triunfalista baseada na irracionalidade de se procurar Deus pelo que ele pode oferecer e não pelo que ele é.

Continua...

OLHO VIVO disse...

Continuação...

Creio em milagres sim, e sou um deles. Há tempos atrás, caí do telhado da igreja numa altura aproximada de 5,0 metros e para a medicina convencional eu seria parte das estatísticas, mas Deus não permitiu isto e depois de alguns dias ele me levantou do leito hospitalar, fato que deixou os médicos e os que me acompanhavam perplexos. Recentemente estive em um leito hospitalar, com septicemia, desenganado pela medicina aguardando somente o momento de partir, no entanto Deus agiu em meu favor e hoje estou aqui contrariando TODAS as previsões da medicina. Nem por isto eu fui para a minha igreja fazer propaganda do que ocorreu e mesmo assim a sociedade não deixou de saber que eu creio em um Deus que tudo pode.

O que há de fato é uma CONCORRÊNCIA IMORAL E IRRACINAL entre os que vivem desta prática absurda na intenção clara e declarada de promoverem o crescimento de seus grupos religiosos através da exploração da indústria dos milagres. Isto fica ainda mais evidente quando nos programas televisivos o tempo todo é gasto com propagandas de milagres e curas mal explicadas. A humilhação é evidente com os fiéis sendo OBRIGADOS a fazerem acrobacias no palco para comprovarem o tal milagre recebido. Nenhum dos seguidores desta doutrina sequer menciona o céu como objetivo do ser humano, pecado nem pensar, o que evidencia que a salvação se resume a ser curado de uma doença qualquer e pronto. O que vale mesmo é o aqui e agora, a eternidade... Deixa isto para lá, dá muito trabalho para explicá-la para estes curandeiros.

Não encontramos na Bíblia ninguém gritando, dando ordem para Deus, ou fazendo milagres por atacado. Também não encontramos nenhum relato de servos de Deus afirmando que fez ou faz qualquer coisa, os fatos aconteciam naturalmente sem estardalhaço e sem propaganda. Os crentes do passado TESTEMUNHAVAM da graça redentora do amor incondicional de Deus, eles não precisavam de propagandas, pois a vida falava mais alto que as obras e os milagres.

Milagres hão de ser conseqüência e não objetivo na vida espiritual. Antes de qualquer coisa há de se preocupar com a alma e não com o físico, até porque este corpo vai para a sepultura e não para o céu. Fique atento, existem MILAGRES e MILAGRE$ e cabe a você diferenciar um do outro.


Carlos Roberto Martins de Souza
crms2casa@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom, a verdade é que enquanto muitos pastores incopetentes, medrosos, mediocre onde se apoiam profundamente na "TEOLOGIA" onde tudo é motivo de pecado, onde tudo que os neopentecostais fazem está errado e etc, etc. Esses hipocristas que se dizem "pastores" e, como artigo como esse (diga-se de passagem eu perdi meu tempo lendo)iram um dia ser combrados, por não salvar vidas, ao inves de ficar falando mal do Bispo macedo. R.R soares. AP. valdemiro. Vocês teólogos ninguem ver vocês falando da palavra de Deus na televisão, ou ajudando alguem. Será que essa gente toda estam sendo enganadas. como por exemplo "um homem que vivia no vicio das drogas e hoje está liberto desse mal, porque viu uma programação neopentecostal e se converteu e hoje é uma outra pessoa. Será "teólogos "que o neopentecoslismo é do diabo? será? o mal de todos vocês é se acharem donos da palavra de Deus... e o pior não são e muito menos vivem a palavra de Deus.

Alonso S. Gonçalves disse...

Que pena que o "Anonimo" não consegue ler algumas críticas. Peder tempo mesmo é ver na TV esses pregadores televisivos manobrando pessoas e extorquido outras, e não é por acaso que as três vertentes do neopentecostalismo vivem brigando por espaço. Só falta agora inventarem a Igreja Galaxiana, porque mundial, internacional e universal já não comporta a abição por crescer, crescer e crescer.

Realmente é uma pena "Anonimo" ver que há pessoas que pensam como vc, pois teologia todos fazem, inclusive os midiáticos, mas no caso deles ela é barganha e propaganda (teologia da prosperidade).

Anônimo disse...

PESSOAL ESPERO QUE VCS SAIBÃO QUE O TAL VALDEMIRO QUE TEM FEITO PEQUENOS COMENTARIOS OFENSIVOS A ESSA TAL IGREJA UNIVERSAL ( EU MESMO VI O PROGAMA DELE-NÃO TINHA MAIS NADA PRA VER E CLARO- E ELE FEZ NO DIA UM COMENTARIO ACUSANDO QUE O TAL PROPOSITO DA UNIVERSAL NÃO FUCIONA), ERA PASTOR DA IGREJA UNIVERSAL!!, E ELE FOI RETIRADO PELO PROPRIO MACEDO POIS FES ALGUMA COISA DE ERRADO NUMA REUNIÃO, MAS GRASAS A DEUS ELE CONTINUOU COM VONTADE DE FAZER A OBRA DE DEUS E CRIOU A IGREJA MUNDIAL!!!

Érika disse...

Parabéns!! bom artigo, boa visão!

Davi disse...

eu acho que o irmão deveria criticar a macumba,catolica etc crente q fala de crente pra mim não e crente,ocerto q e tendo defeitos ou não essas igrejas tem tirado atravez do poder de Deus viciados,pertubados prostitutas etc do mundo,a rsspeito dos nomes universal,internacional,mundial a visão e essa amigo,pregar o evagelho do reino por todo mundo,a biblia diz que existe variedades de ministerio temos q respeitar uns aos outros e cidado so temm pecado que não tem perdão e a blaafemia contra o Espirito santo ou seja atribuir ao diabo as obras de Deus,os religiosos e q fazem isso como os farizeus fizeram com cristo,so um conselho aça a sua parte e não critique as outras igrejas nçao foi pra isso que Deus te chamou um abraco e que Deus te abencoe.

Anônimo disse...

eu acho que o irmão deveria criticar a macumba,catolica etc crente q fala de crente pra mim não e crente,o certo q e tendo defeitos ou não, essas igrejas tem tirado atravez do poder de Deus viciados,pertubados prostitutas etc do mundo,a respeito dos nomes universal,internacional,mundial a visão é essa amigo,pregar o evagelho do reino por todo mundo,a biblia diz que existe variedades de ministerio temos q respeitar uns aos outros e cuidado so tem um pecado que não tem perdão e a blasfemia contra o Espirito santo ou seja atribuir ao diabo as obras de Deus,os religiosos e q fazem isso como os farizeus fizeram com cristo,so um conselho faça a sua parte e não critique as outras igrejas nao foi pra isso que Deus te chamou um abraco e que Deus te abencoe.

Anônimo disse...

Concordo com você Pedro, você falou tudo!
Tenho meus prós e contras com vários deles, mas uma coisa é certa e temos que admitir: os milagres que eles pregam tanto de curas e prosperidade entre outros acontecem mesmo, e a maioria das pessoas que os criticam ainda estão na escatologia e nas homiléticas que não resolvem nada, o povo quer milagre, quer prosperidade; e onde diz na Bíblia que Deus não faz isso ?
Eu tenho nojo quando vejo esses"pregadores", anti-prosperidade, anti-cura, enfim, com teologias vazias que não acrescentam em nada ao sofrimento das pessoas, e se tudo que eles ensinam é mentira; então por que eles crescem ?
Claro que nenhum deles é perfeito, como nenhum líder é, enfim ninguém..., mas o povo quer milagres, e essas igrejas citadas, entre outras tem o oferecer, e graças a Deus por isso.
E vocês"ortodoxos", o que vocês tem de poder de Deus pra oferecer?