22.4.17

QUANDO HOLLYWOOD FAZ TEOLOGIA...

A cada filme hollywoodiano que tenha como enredo um tema bíblico-teológico aparece, os comentários nas redes sociais, blogs e vídeos se multiplicam. Bastou surgir nos cinemas filmes em que o roteiro tem conexões com a Bíblia, para que pessoas ligadas às comunidades de fé e teólogos da web, principalmente conservadores, tecerem suas impressões sobre os filmes.

Em 2014 Hollywood lançou dois filmes épicos tendo a Bíblia como roteiro. Um filme do diretor e roteirista Darren Aronofsky, “Noé” causou estranheza porque o público “evangélico” julgou tratar de um filme “bíblico”, ou seja, um filme que “retrataria o que está escrito na Bíblia” (ouvi isso de um colega). Quem viu, logo percebeu que não se tratava disso, e o diretor procurou marcar a trama de uma outra forma, apenas usando a narrativa bíblica como ponto de partida. No mesmo ano, conhecemos “Êxodo: deuses e reis”, de Ridley Scott. No longa, “Moisés” não é visto romanticamente como um pastor, mas como um general que defende, num primeiro momento, os interesses do Egito. É alguém preparado para batalhas. O que chamou mais atenção nem mesmo foi essa imagem que o filme rompe (Moisés, como um pastor), mas sim a representação de “Deus” como um menino, uma criança até que invocada e que apenas Môche via. Saindo do cinema, ouvimos algumas pessoas (presumivelmente de igreja), o comentário: “como pode, colocar ‘Deus’ como uma criança”. O espanto foi duplo. No mesmo filme Moisés deixa de ser o “bonzinho” de Deus e Javé é feito menino. Um Deus-menino no filme de Scott, não foi muito legal, mas no Natal... Bem, aí já é outra coisa. 

É recente o filme (2017) “A cabana” do diretor Stuart Hazeldine. Como nos filmes anteriores, os comentários nas redes sociais e textos em blogs procuraram dar uma opinião favorável ou contrária ao enredo do filme. Os comentários, vindo principalmente de pessoas com pertença religiosa de segmento “evangélico”, mesclaram entre elogio e depreciação.

É possível ver comentários nas redes sociais e vídeos no YouTube de pessoas com alguma relação com igreja, quer sejam frequentadores ou membros de comunidades, ou sem nenhuma filiação institucional, colocando suas impressões sobre o filme. Algumas dessas pessoas, em seus depoimentos, revelaram ter “descoberto” Deus no filme, ou seja, o filme funcionou como um gatilho para impulsionar a fé delas e abrir suas percepções teológicas sobre Deus, o que demonstra que a igreja, per si, não tem mais o controle sobre isso para algumas pessoas. Para esses, o filme é “maravilhoso”, porque retrata Deus de uma “maneira diferente”. Outros ainda, viram no filme o combustível para “heresias”, porque coloca Deus (e a trindade) de maneira inadequada e isso fere o que a igreja entende sobre “Deus” e sobre a “trindade”.

Os diversos comentários em redes sociais, blogs e vídeos sobre o filme girou em torno da representação de Deus feita pela atriz conceituada Octavia Spencer, ou seja, por ser mulher e afro-americana. Isso bastou para que reações surgissem vindas do universo eclesiástico conservador. O filme foi associado à propagada feminista, por colocar “Deus” como uma mulher, recusando assim a figura paterna de Deus-Pai. As feministas querem livrar a sociedade de uma imagem masculina de Deus e, filmes como “A cabana”, favorece o discurso das teólogas feministas. Não gostaríamos de discutir esse tema aqui, até porque o objetivo do texto é outro, mas negar que a imagem de um Deus masculinizado e ocidental tenha contribuído para uma concepção distorcida de Deus na história, causando inúmeros equívocos nas interpretações bíblicas e alimentado posturas sexistas e misóginas, não é mais possível ignorar.

Quando há um entendimento de que Hollywood comete erros ao retratar temas bíblicos em suas superproduções, reivindicando, assim, ter a primazia de uma interpretação “correta” sobre os mesmos temas apenas nos bancos das igrejas, esse entendimento não atentou para as principais mudanças que o mundo passa/ou e que envolve, dentre outros meios de disseminação cultural, o cinema.

A luta de setores conservadores das igrejas é legítima, porque a contemporaneidade e suas transformações favorece isso. Os conservadores procuram lutar contra um pluralismo de princípio. A ideia de que o monopólio da religião não está mais dado às igrejas e suas instituições de controle do sagrado, assusta... A assim denominada globalização, favoreceu o rompimento de fronteiras antes mais definidas, tornando o mundo uma aldeia global. O contemporâneo é marcado por entre-lugares, ou seja, não há mais fronteiras fixas e tudo e todos estão lançados ao que vem, ao que está-aí e, concomitantemente, ao que não-está, caracterizando um tempo em que a busca por sentido se encontra em um templo como também em um shopping-center. Assim, as reações de conservadores são legítimas nesse contexto, porque há uma constatação “de que existem maneiras de viver e crer diferentes daquelas que são correntes [até então] e comuns a determinados grupos que partilham o mesmo conjunto de crenças” (Eliane Moura da Silva). Essa constatação paradoxal é perceptível inclusive em Hollywood, que vem fazendo teologia com seus longas. Essa tensão entre diversidade (pluralismo) e conservadorismo (exclusivismo), está presente nas telas de maneira secularizada. Nesse sentido, houve quem vibrasse com os filmes “Deus não está morto” e “Você acredita?”, do mesmo modo houve quem demonizasse “O código Da Vinci” e, agora, “A cabana”.

Acontece que Hollywood está fazendo o papel das igrejas na sua função de doutrinar. O problema é que as salas de cinema ficam mais cheias que as salas da EBD e isso, querendo ou não, incomoda bastante setores conservadores. A quantidade de pessoas que vão aos cinemas ver filmes como “A cabana”, não é a mesma que comparece aos cultos e encontros doutrinários. Isso ocorre por que o cinema é mais atrativo? Não necessariamente. Ocorre porque não é de hoje que há um crescente deslocamento do religioso, onde as igrejas, como instituições do depósito simbólico de bens religiosos, não tem mais a prioridade. Com isso, como bem esclarece Clifford Geertz, “a religião se tornou cada vez mais um objeto flutuante, desprovido de toda ancoragem social [...] em instituições estabelecidas. Em lugar e em vez da comunidade solidária agregada por representações coletivas (o sonho de Durkheim), surgiu uma rede à maneira de Georg Simmel, difusa e desprovida de centro, conectada por afiliações genéricas, multidirecional e abstrata. A religião não se enfraqueceu como força social. Pelo contrário: parece se ter reforçado no período recente. Mas mudou – e muda cada vez mais – de forma”. Com esse esclarecimento pontual de Geertz, esperamos outros filmes hollywoodianos em que o elemento religioso esteja presente. Mas isso não significa concorrência com segmentos religiosos (igreja, por exemplo), antes se dá porque as ofertas de bens religiosos está cada vez mais plural, o que significa que as instituições religiosas são uma, dentre outras, opções. Dentre essas opções, “A cabana” é uma delas...

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