17.5.15

ERA PARA SER ASSIM...

No Evangelho de Mateus há um convite para que outros possam seguir Jesus e o ápice desse convite é o capítulo 28 e seus versículos finais.

Logo no capítulo 9, 35-38, o Jesus mateano dá o tom:

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.

Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

Então disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”.

Jesus na sua caminhada preferiu a companhia dos mal cheirosos; das mulheres marginalizadas conhecidas como “pecadoras”; ele se sentava com gente que outro teria dificuldade de comer junto, cobradores de impostos e gente que ninguém gostaria de cumprimentar na rua. Esse era Jesus...

Ele pede para que outras pessoas (discípulos e discípulas) se juntem a ele, porque a “seara é grande”.

O seu principal foco era:

- Ensinar: ele ensinava sobre Deus, qual deveria ser a relação com ele, diferente dos fariseus e saduceus; ele ensinava sobre os relacionamentos interpessoais, de como deveria ser uns com os outros; ele ensinava sobre o perdão, condição imprescindível para a vida, e o amor como elemento norteador da vida.

- Anunciar: o reino de Deus, porque as relações com o reino de Deus era diferente de tudo aquilo que aquele povo compreendia. Se eles eram ensinados que havia um que era maior que o outro, no reino de Deus isso não acontecia. Se a eles eram ensinados que há privilégios para uns e outros não, no reino de Deus isso não existia. Ele focou sua caminhada em anunciar o reino de Deus.

- Libertar: a cura é sinal de libertação, de trazer as pessoas à vida; de dar condições para que vivam novamente e para isso era preciso haver saúde, alimentação, convívio.

Para essa tarefa, para essa missão, Jesus chama os seus discípulos no capítulo 10,1a:

         Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade

Ele chama esses homens (e mulheres) para acompanha-lo, para prosseguir na mesma missão que ele tem.

Ao chamar, Jesus não dita normas a serem seguidas; ele não estabelece um código doutrinário; ele não faz promessas. Ele faz questão de deixar claro que o seguimento significa ter uma relação profunda e pessoal com ele.

Ele chama para que essas pessoas continuassem o que ele começou, por isso ele os “envia” (10,5); diz para não ficar presos a estruturas financeiras (10,9-13); pedem para que eles se parecessem com ele (10,24-25).

Era para ser assim...

Quando chega o capítulo 28,18-20, há uma continuação da missão de Jesus, agora para todos.


Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.


Jesus tem autoridade – que no evangelho de Mateus significa algo outorgado por Deus (9,6). Essa autoridade ele dá aos seus primeiros discípulos (10,1a).

Agora, ele dá essa autoridade a todos que se tornaram (e vierem a ser) discípulos dele, ou seja, que irão continuar a missão que ele começou e agora ele espera que os que se tornarão discípulos e discípulas continuem a fazer:

- Indo (e não ide), enquanto caminha, na vida do dia a dia, façam discípulos;
- Coloquem esses discípulos em comunhão (batismo);
- Ensine esses discípulos àquilo que vocês ouviram, aprenderam e vivenciaram.

Era para ser assim...

O que Jesus queria e o que fizemos do que ele queria?

Jesus                                       Nós
Indo (todos)                           Só missionários que vão
Fazer discípulos                     Fazer membros de igreja
Comunhão (batismo)              Batismo é assumir a estrutura da igreja
Ensinar                                   Doutrinar (classe de doutrina)

Não era para ser assim...

Em que momento deixamos (ou será que ainda não aprendemos?) de ser discípulos de Jesus?

Nenhum comentário: