19.12.11

A SALVAÇÃO É MESMO PELA GRAÇA?

Estou conversando com a comunidade sobre a graça de Deus. Inevitavelmente um dos assuntos que envolvem a graça é a Salvação.

A graça que foi tema central na Reforma Protestante parece que virou apenas retórica na igreja e sua prática foi reprimida pelo farisaísmo que vemos presente em tantas pessoas que frequentam igreja.

A pergunta, a salvação é mesmo pela graça, é válida, uma vez que boa parte das pessoas que frequentam a igreja tem uma concepção equivocada da salvação.

O texto de Efésios 2,4-9 é clássico: “salvação é pela graça e não por obras, para que ninguém se glorie”. Infelizmente para algumas pessoas o que antecede a salvação não é a graça, mas o comportamento. Jesus diz: “venha como estás”, a igreja diz: “nem tanto, conserte-se primeiro”.

Outro equivoco é a ideia de que a salvação é individual. Sempre ouvi dizer que a salvação é algo individual. Essa afirmação só serviu para acentuar a individualidade das pessoas no quesito santificação. Elas dizem: “deixa o fulano, a salvação é individual mesmo”. Que tolice. Não há um só versículo bíblico que afirme esse conceito singular de salvação.

A salvação é desenvolvida na história, e sempre envolveu um povo e não indivíduos. Deus chama o povo de Israel e não Moisés especificamente. Deus elegeu o povo de Israel não pele seu mérito, pois não tinha nenhum (Dt 7,7-8). Com a igreja Deus predestina[1] para o “louvor da sua gloriosa graça”. A oferta da salvação é sempre coletiva – “porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2,11) – a aceitação do ser humano que é individual, pois envolve fé.

Aquele terrorismo que se faz com a salvação que pode ser e deixar de ser salvo a qualquer momento é descabido. Salvação envolve uma comunidade – “Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador” (Ef 5,23) –, portanto não há como ser cristão individual. Não se vive cristianismo isolado. Isso porque o cristianismo não se resume em ter comunhão apenas com Deus, mas ter comunhão com Deus e com o próximo. É salvo quem faz parte de um povo salvo, quem está ligado ao corpo de Cristo.

A salvação pela graça de Deus tem como consequência a ruptura com o pecado, o pecado do qual fala Paulo, aquele que escraviza o gênero humano e submete a Criação a dores. É uma salvação da culpa e um canto de liberdade. É uma salvação de si mesmo, do egoísmo, do medo.

Não é uma batalha diária em que se autocondena por quaisquer falhas. Salvação é a certeza do amor de Deus agindo em nós; envolve esperança, vida e paz. Aqueles que vão à igreja (templo) para serem salvos estão enganados. A igreja (gente) é o encontro dos salvos.



[1] Para mais detalhes sobre a História da Salvação a partir da predestinação, ver meu artigo: Predestinação como parte da História da Salvação. Disponível em: http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/wp-content/uploads/2009/06/01Predestinacao.pdf

Nenhum comentário: