7.11.11

IGREJAS RELEVANTES NESTE TEMPO

Tema da 66ª Assembleia da AIBAVAR – PIB em Jacupiranga/SP

Ocorreu a 66ª Assembleia da Associação das Igrejas Batistas do Vale do Ribeira (AIBAVAR) na Primeira Igreja Batista em Jacupiranga/SP. O povo batista do Vale é incrível mesmo. Que festa! Muita música; celebração; homenagens; emoção; adoração e gratidão a Deus pela pungência do nosso povo no Vale do Ribeira. O tema foi: “igrejas relevantes neste tempo”. É sobre este tema que gostaria de tecer algumas palavras.

O tema é abrangente e relevante (para ser redundante aqui). O mesmo tema será apreciado em 2012, isso é bom, porque assim algumas coisas que apontarei aqui podem ser colocadas em pauta nas reflexões, reuniões e congressos da nossa querida AIBAVAR.

Pensar o nosso tema exige uma reflexão apurada e coerente, ou seja, exige saber ler os tempos e tomar atitudes em relação a ele.

O nosso tempo é marcado por um secularismo camuflado, porque ainda no Brasil somos um País extremamente religioso. Mas o discurso exclusivista ou de separados já não faz tanto efeito como outrora. As pessoas, por exemplo, olham a TV e veem os neopentecostais, e isso porque elas nem mesmo sabem o que são os neopentecostais, e considera o que vê tudo igual, não fazem qualquer distinção. Não há discernimento entre pentecostais, neopentecostais e históricos. Isso é um fato. Daí então querer ter um discurso a partir de uma verdade absoluta, numa sociedade pós-moderna não cola mais.

Outra característica do nosso tempo é o questionamento da igreja como instituição, ou seja, como igreja organizada. Em geral, as pessoas olham com desconfiança para as instituições, e a igreja parece que não está escapando dessa onda também, principalmente depois de fatos de corrupção e escândalos com líderes midiáticos. Apenas para lembrar, recentemente a Revista Época publicou uma reportagem intitulada “A nova reforma protestante”. Além de ouvir alguns pastores e teólogos sobre o tema, a revista trouxe uma reportagem sobre o senhor Rani Rosique – um cirurgião geral de 49 anos em Ariquemes, cidade de 80 mil habitantes do interior de Rondônia. Este homem reúne-se periodicamente com vizinhos, conhecidos e amigos, umas quinze pessoas ao todo, para falar sobre a Bíblia, orar e cantar na varanda de sua casa. Rani pratica sua fé assim, em pequenos grupos de oração, comunhão e estudo da Bíblia. Para a Revista Época, Rani pode ser visto como um “símbolo” do período de transição que a igreja evangélica brasileira atravessa. Um tempo em que ritos, doutrinas, tradições, dogmas, jargões e hierarquias estão passando por um processo de revisão. Há uma clara tendência em separar espiritualidade de igreja (como instituição), daí a necessidade de se reformular os modelos e a forma que entendemos um grupo de pessoas que se reúne periodicamente entre quatro paredes. Essa é uma marca indelével do nosso tempo.

Para a igreja ser relevante neste tempo o Reino de Deus deve ser o eixo central na tarefa missionária. A missão da igreja é ser fermento do Reino de Deus. A ela é dada as promessas do Reino; como protagonista do Reino, é tarefa dela os sinais históricos e concretos do Reino na sociedade; levar adiante a esperança utópica do Reino de Deus e suas consequências espirituais e sociais. A igreja tem a missão de proclamar o Reino de Deus, ou seja, despertar na sociedade os valores do Reino a fim de transformá-la.

A 66ª Assembleia da AIBAVAR deu sinais claros de que o Reino de Deus é a prioridade quando decidiu por unanimidade aceitar o desafio de se ter no Vale uma casa de recuperação para dependentes químicos, isso é Reino de Deus. É entrar onde o anti-reino impera. Não é apenas olhar para a igreja local como um depósito de gente, mas é assumir a missão de ser igreja em sociedade.

Para que haja igrejas relevantes neste tempo o caminho é o diálogo e a leitura atenta dos sinais dos tempos. A mudança começa dentro da igreja quando esta percebe que o seu discurso precisa trocar de linguagem, sendo a sua mensagem central o Reino de Deus.

No mais, a 66ª Assembleia da AIBAVAR foi bênção! Momento ímpar para se discutir e apontar caminhos. E se queremos ser relevantes temos um longo caminho pela frente.

Parabéns AIBAVAR pela belíssima festa.

Nenhum comentário: