13.7.08

MAIS UM POUCO SOBRE IGREJA

Para muitas pessoas, "igreja" é um lugar aonde ir. Ou uma instituição ou uma organização. Alguém que dizia seguir a Jesus referiu-se assim à igreja: "não tenho mais nenhum interesse nesta instituição". Recebi um e-mail de um ignoto, falando mal da igreja e se despedindo, pois se afastava. Sua carta, além de inconsistente, cheirava a ódio. Respondi a quem me encaminhou o e-mail: "já vai tarde. Não fará falta alguma". Nunca entendeu o que seja igreja.

Mas também recebi bom e-mail de uma ex-ovelha de Brasília, advogada, afeiçoada à nossa família e nós à dela. Ela se lembrava de uma frase que eu disse num sermão: "se você procura uma igreja perfeita, quando a encontrar, não entre nela para não estragá-la".

As pessoas cobram da igreja o que elas não são. É um paradoxo. Igreja não é instituição nem organização, nem lugar. Segundo a Bíblia, "igreja é gente". Quem fala mal dela fala mal de si. E é arrogante, portando-se como se fosse superior aos outros. Não sou um oráculo de Iahweh, mas em 36 anos de ministério notei que os crentes que mais falam mal da igreja são problemáticos. Nunca vi um crente piedoso, engajado, equilibrado, combater a igreja. Só os insubmissos, amargos e desagregadores. Que quando saem, a igreja melhora.

Os críticos da igreja são críticos do corpo de Cristo. Há pessoas que têm uma visão de cristianismo muito pessoal, para a qual querem adesão. Não a tendo, se revoltam e acham que todos estão errados. Cobram de outros o que elas não dão: perfeição moral, vida amorosa, absoluta integridade espiritual.

A igreja é um grupo de pessoas que provou a graça de Deus em Jesus, creu nele, comprometeu-se com ele e o segue. Não é perfeita. Deus não terminou sua obra em nós. Temos falhas e somos imperfeitos. E precisamos uns dos outros. Não existe cristianismo privado. O cristianismo exige compartilhamento e mutualidade. A igreja é um grupo de pessoas com suas vidas interligadas em Cristo, procurando viver em solidariedade e apoio espiritual.

A igreja precisa de amantes, não de apedrejadores. Ame a igreja.

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
Pastor da Igreja Batista do Cambuí – Campinas/SP

Publicado no "O Jornal Batista" - 02/03/08

Nenhum comentário: