3.3.13

DEVERIA SER ASSIM: O SERMÃO DO MONTE EM MATEUS

Já vimos que o Evangelho de Mateus, dentre os evangelhos sinóticos, é o mais judaico. Ele visa fazer uma releitura do Antigo Testamento colocando pontos comuns para a sua comunidade de fé. Daí essa semelhança, por exemplo, de Jesus com Moisés, onde o autor/es de Mateus faz um paralelo entre Jesus e o grande ícone do Antigo Testamento. Assim como Moisés vai para o Egito, Jesus também; assim como o Faraó mata recém-nascidos no Egito, Herodes faz o mesmo na Judéia; assim como Moisés sobe ao Monte Sinai e traz os Dez Mandamentos ao povo, Jesus sobe no monte e proclama as bem-aventuranças, e tem que ser dez também.         

Uma vez trabalhando com a comunidade de fé, Mateus, assim como o povo hebreu sob os cuidados de Moisés, quer fazer um tratado com a comunidade/igreja, por isso o “Sermão do Monte” é direcionado aos discípulos (Mt 5,1). Assim como Moisés tornou conhecido os Dez Mandamentos, Jesus, no monte, quer tornar conhecido aos seus discípulos o caminho da comunidade. São atitudes que os “membros” da comunidade deveriam ter em relação a Deus, aos outros e consigo mesmo. Em outras palavras, Mateus está dizendo: “deveria ser assim a comunidade”.

As palavras do Sermão do Monte precisam ser internalizadas. As palavras de Jesus não podem ser apenas lidas e observadas, precisam modificar nossa vida. Este é o desafio.

O Sermão do Monte não é um conjunto de preceitos éticos e morais; o texto não está falando de doutrina, regras ou coisa parecida. Jesus está dizendo: deveria ser assim. Quem agir assim é bem-aventurado, é feliz.

O Sermão do Monte é uma caminhada, um ideal a ser seguido, não é algo pronto, mas um processo. Quem conseguir trilhar este caminho é feliz. É bem-aventurado quem conseguir desenvolver a mansidão, porque a arrogância é mais fácil; é bem-aventurado quem conseguir ser misericordioso, porque o egoísmo é o natural; é bem-aventurado quem conseguir ser pacificador, porque fazer guerra é mais comum.

Mateus está dizendo: “deveria ser assim”. É um ideal a ser seguido, mesmo errando e acertando, mais caminhando.

Nenhum comentário: