1.12.10

QUEM EU SOU PARA O POVO?

Comecei trabalhar com a igreja sobre as imagens de Jesus que temos hoje. Não sendo muito especifico, apenas levantei algumas hipóteses de como Jesus é visto pelos principais ramos do fenômeno tido como evangélico (essa palavra está muito desgastada, a uso apenas para qualificar as igrejas e seus ramos). Apenas para constatação, as imagens de Jesus dentro do protestantismo são tratadas pelo Prof. Leonildo Silveira Campos em um estudo interessante sobre isso (Estudos de Religião, n.º 20, Jun. 2001, S. Bernardo do Campo, UMESP).

Falar sobre Jesus é sempre fazer interpretação, os Evangelhos é um exemplo claro disso, há três (sinóticos) e ainda João e nenhum deles são iguais. Na religiosidade brasileira há uma verdadeira diversidade de imagens sobre Jesus. Na tradição católica, ele é um Jesus sofredor; no protestantismo ele é celeste, habita o céu.

Tratei, recentemente, com a comunidade sobre o Jesus gospel.

Há um comércio altamente lucrativo, que não é nenhuma novidade mais, usando a marca Jesus. É um Jesus de vitrine, onde as pessoas se relacionam com ele através dos produtos.

A partir de estudos feitos pela pesquisadora Magali do Nascimento Cunha (UMESP), a cultura gospel se estabeleceu quando louvor e adoração se tornou sinônimo de música, apenas isso. Se adora, se louva a Deus cantando, com som nas alturas. Surgem as “Equipes de Louvor”, uma nomenclatura no mínimo infeliz. Jesus passa a ser consumido nos louvorzões, uma verdadeira festa. O cantor se transforma em celebridade, com direito a autógrafos e fotos. Os produtos são diversos e os slogans dos mais chamativos como: “enriqueça a sua igreja com o produto x”. Os programas dos pastores televisivos são mais comerciais do que qualquer outra coisa.

O Jesus gospel é badalado; ele é aclamado; pula-se nos estádios por ele; compram-se inúmeros produtos por ele; há marcas de roupa, cosméticos e até mesmo celulares dele, do Jesus gospel.

Se os discípulos pudessem perguntar para Jesus hoje quem ele é para o povo (Cf. Mc 8,27), o povo diria: alguns dizem que tu és milagreiro, cura e expulsa demônios; outros dizem que tu proporcionas riqueza, é o dono do ouro e da prata; outros ainda acham que tu estás no céu, apenas aguardando a chegada da igreja.

A mensagem do reino de Deus foi suplantada pelo movimento gospel, onde tudo é comercializado e as pessoas se relacionam com ele por meio dos produtos.

Um comentário:

ananias disse...

olá pastor, parece até mentira, ma s infeslimente não e ta cada veis pior. o povo com a coreria do dia dia tem menos tempo ou não separam um tempo pra leitura da biblia, ir a igreja ja não tem sentido pra maioria das pessoas, ja que elas tem o "culto na sua casa" e esquecem que o ir a igreja tem muitas coisas importantes como, a comunhão com os irmas conversar e trocar ideias uns com os outros,sentir o calor umano. e adorar a Deus. que Deus não permita que essas aberrassões ganhe mais espaço doque ja tem.