3.4.09

PARABÉNS! O EMPREENDEDORISMO NEOPENTECOSTAL COMEMORA

O neopentecostalismo esta comemorando. Romildo Ribeiro Soares, o R. R., esta conclamando o seu “povo” para comemorar os 40 anos de seu batismo no Espírito Santo. Isso não pode passar despercebido, portanto haverá duas grandes comemorações nas duas maiores cidades do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Outro que esta comemorando também é o recém midiático “apóstolo” Valdemiro Santiago com seus 11 anos (Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada em 1998 como cisma da Igreja Universal do Reino de Deus) de discurso exclusivista de que “a mão de Deus está aqui” somente na Mundial do Poder de Deus.

Estes dois acontecimentos não poderiam passar despercebidos, devem ser comemorados. R. R. Soares comemora seus 40 anos de portador do poder do Espírito Santo em sua vida. Isso ocorre porque no neopentecostalismo o Espírito Santo é prerrogativa para “curar enfermos e expulsar demônios”. A ênfase no Espírito Santo é evidente nos movimentos neopentecostais. A Universal não tem a cruz como símbolo, mas uma pompa. R. R. Soares comemora porque sabe que a legitimidade mágica e centralizadora passa pela reivindicação do poder de Deus por meio do Espírito Santo. Como regra, o Espírito Santo é identificado com a voz do dono da igreja, no caso R. R. Soares. A hermenêutica passa pelo seu crivo, a bênção também, a palavra de ordem nem se fala. Afinal de contas é o “homem de Deus” quem esta mandando. O culto a personalidade não é mera inocência, é propositadamente consciente.

Pois aqui vão os parabéns à R. R. Soares por estar criando verdadeiros paranóicos religiosos que pagam até mesmo o que não tem para ter em casa uma tal “Nossa TV”; parabéns por transformar o evangelho em marketing, Jesus com certeza derrubaria os pôsteres espalhados pelos templos com a imagem do “missionário”.

Outro que merece os parabéns é Valdemiro Santiago. Conseguiu reativar a primeira estratégia da IURD com suas “agências de cura divina”. Com seu discurso arcaico e prepotente, o tido como “apóstolo” reivindica o poder de Deus para a sua igreja, e para isso usa e abusa da mídia. Há 11 anos quer ter seu lugar ao sol, afinal de contas um empreendimento neopentescostal é lucrativo. Ele exibe com muito orgulho os quase 1 milhão de dizimistas que a igreja tem em apenas 11 anos.

Estamos passando por momentos delicados como igreja evangélica. Durante muito tempo as igrejas históricas pouco se posicionaram contra essas aberrações doutrinárias e litúrgicas. Por isso estamos sentido os efeitos danosos disso. Estamos vendo um evangelho imagético e descompromissado com a cruz de Cristo; movimentos tidos como igrejas que não se parecem nenhum pouco com igreja neotestamentária, onde há uma comunidade em que todos se conhecem e o foco principal é adoração ao Senhor, o que vemos são interesses utilitários. É de ficar empolgado com a pretensão dos neopentecostais em querer provocar um avivamento genuíno no Brasil; como eles querem através da mídia apontar os desmandos e abusos dos políticos do país; é impressionante o engajamento social para com os mais pobres; os “homens de Deus” não são vistos promovendo a “cura divina” nos hospitais, não entendo como elas só ocorrem nas grandes concentrações de pessoas e ao vivo para todo o país.

Parabéns, o empreendimento esta dando certo. É uma pena encontrar pelo caminho pessoas com uma mentalidade impregnada pela cultura pós-moderna e o decadente sistema capitalista como base de suas vidas. As desculpas vão para Jesus e sua ênfase no Reino de Deus com valores totalmente contrários a tudo isso. Não é por acaso que ele derrubou e expulsou os cambistas e comerciantes do templo de Jerusalém.

Um comentário:

Pedro disse...

Caro e amado irmão,

Pelo seu testemunho e texto maravilhoso aos olhos de intelectuais vejo que está assistindo os programas “Show da fé” e “O poder de Deus” e os apelos pela participação popular nos 40 anos de Poder e 11 anos de Poder, respectivamente. Primeiramente, destaco que homens com o missionário (apóstolo...não creio no cessacionismo) R.R. Soares desbravou este país pregando um evangelho vivo e poder, onde se vê os sinais da presença de Deus ordenados por Jesus, o evangelho chegou a lugar onde ninguém prega. Quanto ao canal de TV , “Nossa TV” é necessário que um homem de Deus tome a frente e parta para investir nessa área, não podemos ficar submetidos aos desmandos da globo com imoralidade e ataques aos evangélicos. Pena que Edir de Macedo não partiu para esse lado. Faça uma pesquisa em sua paróquia e veja quantos assistem o Show da Fé e o Poder de Deus, é impressionante, pessoas passam madrugadas assistindo e uma boa parte prefere o missionário a novela imorais que pregam adultério e toda sorte de desvios sociais. Por outro lado o Apóstolo ( um título que se dá ao missionário, não sigo a teologia romana que diz que bispos somente é um título católico – Apóstolo não é um título somente dado por Jesus aos que viveram com ele – teologia cessacionista – se assim fosse Paulo não teria escrito – efésios 4.11 – com todos os dons – porque apóstolo já havia cessado) Valdomiro traduz o anseio do povo – imagine quem seguia a Jesus – ele curava a todos? O povo procura um lugar de fé, de ajuda. Santiago cumpre este papel: pregador do evangelho de Cristo – Evangelho de Poder para todo aquele que crê. È melhor ouvir e ver Jesus curando e pregando na TV do que ver o seicho-no-ie falando de um Jesus falso. Paiva Neto falando de Jesus e o poder realizante da fé – Qual é a melhor. Que Surjam outros Valdomiros e Soares. Enquanto os sábios e conhecedores da palavra como nós, não cremos e esquecemos do poder de Deus e ficamos só falando o povo se alimenta de outras pastagens. Fiquei contente que o irmão também assiste o show da fé e o poder de Deus. Temos que aprender com estes homens a fé operante, a coragem, a ousadia de mandar espíritos imundos saírem e pessoas ficarem curadas em nome de Jesus. È necessário uma teologia prática e não um deísmo da teologia relacional. Por que Kivitz, Godim, e outros relacionistas de nossa época não pregam o evangelho de Poder, somente ficam presos numa vã filosofia. Vida longa e saúde para homens que tem coragem de pregar um evangelho de Poder, Curas e milagres. Para concluir, se seu parabéns foi valorizar homens de Deus que pregam a palavra, deixo meus parabéns a você.