1.1.09

CULTIVAR ESPERANÇA

Mais um ano se inicia e as pessoas fazem novos planos; alguns revêem o que não foi feito e o que poderia ser diferente; a ortografia ganha algumas novidades, como a palavra idéia/ideia, agora sem acento (vai ser duro se acostumar); a crise financeira global continua; as dívidas e os financiamentos também.

Infelizmente o novo ano não tem o poder de apagar as palavras que foram malditas, as situações ruins, as mágoas adquiridas. Seria bom se o calendário fosse mágico e pudesse apagar as mágoas e os ressentimentos, modificar situações e concertar relacionamentos, mas isto não é assim. A vida nova não vem com o tempo, ela não está prevista em calendário. Não é o tempo que muda, mas nós que mudamos com ele.

Ernst Bloch (1885-1977), filósofo alemão, trabalhou com o conceito de esperança tornando-a o princípio metodológico de seu pensamento. Enquanto outros filósofos colocaram no centro de suas reflexões o Ser, o conhecimento, o Estado, Bloch colocou a esperança. Para ele o homem vive direcionado para o futuro. Ele espera o futuro, anseia por aquilo que estar por vim. A esperança neste sentido é a força que impulsiona para frente. O passado lembrado é diferente do futuro esperado. O homem vive na direção do futuro; ele se projeta no possível. É claro que a esperança em Bloch terá uma dimensão ontológica e não psicológica. É um “não-ainda”.

Neste futuro esperado é imprescindível cultivar a esperança. Esperança e futuro são sinônimos aqui. O futuro ainda não chegou, mas pode ser construído. A esperança é a impulsão da vida, é o projetar-se para o possível, para o realizável.

Cultivar esperança é olhar a vida com otimismo. É possível mudar. Mudar as bases do relacionamento com o outro, não mais a desconfiança e o pessimismo, mas o amor e o carinho. Enxergar os problemas como oportunidade de aprendizado; as situações ruins como experiência de crescimento. Esperança de um marido melhor, de um filho carinhoso, de uma amizade verdadeira. Isso é possível, pois o futuro esta aberto para ser construído.

A vida não muda com a passagem de um ano. É mais um calendário que se encerra e começa outro. O que pode ser mudado é a postura frente a vida. Esperança diante de um futuro possível.

“Quando a esperança desaparece, a vida termina, na realidade ou potencialmente. A esperança é um elemento intrínseco da estrutura da vida, da dinâmica do espírito do homem”
Erich Fromm

Nenhum comentário: