Na
América Latina quem aprofundou a reflexão em torno do seguimento foi, indubitavelmente, Jon Sobrino.
De
alguma maneira Sobrino trata do seguimento
e coloca a cristologia latino-americana
no cenário teológico com maestria.
Sua
cristologia tem, pelo menos, três
elementos básicos: (1) compreender quem é Jesus, (2) mostrar o caminho de Jesus
e (3) ajudar as pessoas a seguirem a causa de Jesus.
A
hermenêutica sobriniana contempla alguns eixos que, para a teologia latino-americana da libertação, significou um
aprofundamento na pessoa, mensagem e práxis
de Jesus. A obra sobriniana ecoa a cristologia
moltmanniana. Um primeiro eixo é a hermenêutica quanto ao Jesus histórico.
A
preocupação de Sobrino é com o Jesus histórico e o que isso significa para o seguimento. Ele se apropria da
diversidade exegética em torno do debate e faz desse tema uns dos principais
eixos hermenêuticos de sua cristologia
para a América Latina. Para ele “a pergunta pelo Jesus histórico não é uma
questão do passado, mas pertence à essência do cristianismo”. Para o teólogo
salvadorenho, fazer o caminho da busca pelo rosto de Jesus, suas pretensões,
gestos, palavras, significa também assumir certos compromissos como cristãos. É
imprescindível se remeter ao Jesus histórico, porque somente assim será
possível fazer uma leitura abrangente da figura de Cristo. O que deve ficar
claro, na concepção de Sobrino sobre o Jesus histórico, é que, diferente de
outras leituras sobre o tema, principalmente a europeia, que focou as vidas de Jesus, na América Latina não
está em discussão à questão biográfica,
mas sim “a totalidade da história de Jesus, e a finalidade de [se] começar com
o Jesus histórico é que se prossiga a sua história na atualidade”. Sendo assim,
para Sobrino, o conceito histórico, não abrange a sua cientificidade como
na teologia europeia, mas sim a
atividade de Jesus. Completa ele: “por Jesus histórico entendemos a vida de
Jesus de Nazaré, suas palavras e atos, sua atividade e sua práxis, suas
atitudes e seu espírito, seu destino de cruz [e ressurreição]”.
Sobrino
tem no reino de Deus a principal
mensagem de Jesus. Na cristologia sobriniana, o reino de Deus é central na vida, gestos e mensagem de Jesus. O reino de Deus proclamado por Jesus é a
mensagem de esperança as pessoas, principalmente aos marginalizados. O reino de Deus ganhou tal envergadura na
vida de Jesus que o levou à morte. O reino
de Deus se dá na construção social, principalmente no desmantelamento do
anti-reino, marcado pela injustiça e opressão que assola o povo,
transformando-os em vítimas.
O
seguimento é a relação que os
discípulos têm com Jesus. Essa relação começa quando Jesus chama seus
discípulos para segui-lo. A intenção é que eles reproduzam os seus passos,
participando, especificamente, do seu projeto, o reino de Deus. O seguimento,
portanto, é assumir os passos de Jesus ao ponto de compartilhar, até mesmo, o
seu destino, a morte, como foi, por exemplo, o martírio de Dom Oscar Romero. O seguimento para Sobrino não tem a
pretensão de imitação. Para ele isso é impossível por questões históricas. O seguimento é a disponibilidade para
reproduzir, em outros contextos históricos, o movimento fundamental das ações
de Jesus.
Seguimento é a principal identidade cristã, pois o seguidor
deve reproduzir a estrutura fundamental da vida de Jesus e ao mesmo tempo
tornar possíveis as ações dele de acordo com as exigências do contexto em que
se vive.
2 comentários:
O que se tem do Jesus histórico são apenas desculpas para a sua não confirmação como figura histórica. Quando não se tem um único motivo para justificar sua existência e diversos a contrariar, o que deve prevalecer?
A religião percebida como um instrumento político é bem diferente de quando é percebida como um instrumento de aperfeiçoamento moral. A tendência é que ela seja apreciada preferencialmente pela segunda possibilidade. No entanto, é sob o ponto de vista secular que faço essa reflexão a respeito da origem do cristianismo. Conheça um pouco mais a respeito da origem da nossa cultura ocidental. Visite a página do livro A Origem do Cristianismo em Reflexão, no Facebook:
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Obrigado pela participação Ivani.
Quanto ao "Jesus histórico" na reflexão de J. Sobrino, ele se difere da reflexão europeia, assim não há, necessariamente, uma preocupação pela questão moral, mas sim uma configuração da realidade latino-americana com suas mazelas.
Grato pela dica do livro,
Alonso S. Gonçalves
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