Sempre ouvi, quando criança e agora também, a frase: “precisamos ganhar almas para Jesus” ou então essa – que é pior ainda –, “precisamos saquear o inferno, tirar dele as almas”. É horrível, mas não sei contar quantas vezes já ouvi isso.
O fato é que, desde cedo, nos foi ensinado de que o que, realmente, importa é a “alma do pecador”. Era preciso garantir um lugar no céu para a alma do indivíduo, não importando muito o seu contexto social e político. Por conta dessa preocupação excessiva com a alma, o cristão de vertente protestante aprendeu que não deveria se inteirar e interagir politicamente, uma vez que a suma preocupação era com a alma.
A maior preocupação de Jesus não foi com a alma, mas sim com o Reino. No evangelho de Marcos (1,15) lemos: o tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. Não se trata de “ganhar almas”, mas de arrebanhar partidários do Reino de Deus. Quando Jesus entrou na casa de Zaqueu (Lc 19,9) e este aceitou a mensagem do Reino, Jesus pronunciou: hoje houve salvação nesta casa. A salvação aí não foi da alma de Zaqueu, mas sim de suas más ações, de sua maneira de enxergar o outro. A mensagem do Reino de Deus é integral, não paliativa. Ela visa o ser humano por inteiro, não separa sua alma do seu corpo.
A missão da igreja não pode olhar apenas para a alma, ela tem visão holística. Se fosse o contrário a resposta de Jesus àquele homem que perguntou (Mt 19,16-24) o que deveria fazer para ter a vida eterna seria: nada, você já entregou a sua alma ao Deus de Israel. Antes a resposta foi: vende os teus bens e dá aos pobres.
Produziu-se terrorismo em cima dessa questão de “ganhar almas para Jesus”. Quando na verdade o que Jesus requereu sempre foi discípulos, pessoas que partilhassem os mesmos desejos dele, ser fomentador do Reino de Deus.
Ganhar almas para Jesus não tem na Bíblia, mas em compensação o convite para fazer parte do Reino de Deus não falta.
Um comentário:
Fiquei perplexo lendo esse texto; quando em Lucas 23:42, 43 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. nesse versiculo observamos que o ladrao pediu o reino, mas JESUS garantiu o paraíso e não o reino. O reino de Deus é galardão para alguns; reino é governo (E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra. Apocalipse 5:10)já o paraiso é o local onde estao os mortos salvos em Cristo, aguardando a ressurreição no advento do arrebatamento da igreja (Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:16). Pois bem, se o homem nao se divide, como explicar entao: (Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago 5:20)aqui vemos uma alma sendo salva e ainda: (Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. Tiago 1:21) mais uma vez uma alma sendo salva pela palavra de Deus.
(E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28) aqui vemos o homem dividido; e ainda em: (E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23) agora o homem dividido em tres. Se o Apostolo PAulo diz que devemos conservar irrepreensiveis, é por que existe a possibilidade de se corromper no espirito, na alma e tambem no corpo.
Agora meu querido voce precisa ler e conhecer a biblia para criticar. quero ganhar a tua alma para Cristo, pois a biblia nos ensina a ganhar almas: (O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Provérbios 11:30)
Postar um comentário