19.10.11

CRISTOLOGIA PROTESTANTE NA AMÉRICA LATINA



Há tempos ouvimos que o Brasil necessita conceber sua própria reflexão teológica em vez de importá-la de olhos fechados. A leitura europeia e a norte-americana de textos teológicos muitas vezes é feita com lentes que não enxergam o contexto latino-americano e acabam por orientar-nos a um caminho inexistente em nosso continente.



Diante disso, é muito bem-vinda a Cristologia Protestante na América Latina – uma nova perspectiva para a reflexão e o diálogo sobre Jesus, de Alonso S. Gonçalves, que nos dá um texto rico, sólido e muito bem fundamentado e em diálogo com pensadores regionais que estão a mais tempo no mesmo labor. Sua cristologia é produzida com “olhos e coração aberto à possibilidade de o próprio Cristo chamar-nos a segui-lo a partir da nossa cultura e de nosso ambiente social, em favor do nosso povo com suas demandas, a fim de que todos, pobres e ricos no continente, possam ter acesso e identificar-se com um Cristo mais amplo, completo, o Emanuel, o Cristo entre nós, do qual a própria Escritura dá testemunho”.

“A cruz foi, portanto, o resultado de um processo dos posicionamentos político e religioso de Jesus ao longo de sua vida – diferentemente das interpretações sacrificialistas que surgiram ao longo da história da igreja. Tornou-se um escândalo crucial, sem o qual a vida cristã não teria sentido. [...] Por essas e outras razões, podemos dizer que a leitura deste livro fortalecerá a nossa fé e abrirá novos horizontes para as igrejas em seu testemunho no mundo.”

Claudio de Oliveira Ribeiro
Doutor em Teologia. Pastor Metodista e professor de Teologia e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

Nenhum comentário: