Hoje meu dia foi cansativo. Daqueles que a gente fica torcendo para que chegue logo o final do expediente, por não agüentar mais fazer a mesma coisa. Entre as muitas tarefas que tinha para fazer, uma me ocupou quase o dia todo... copiar dados de uma planilha para outra, uma por uma, no velho esquema de ctrl c + crtl v (copiar e colar). Como não consigo fazer diferente, enquanto trabalhava, pensava; e enquanto pensava , via claramente na minha rotina o quadro de grande parte da igreja cristã no Brasil: copiar e colar... sem refletir.
Comecei pensar nas coisas que tenho ouvido e visto: unções novas, adoração extravagante, profetadas, messianismo político e não tive como não comparar com nossa realidade: cópias e mais cópias sendo preparadas e jogadas no nosso imenso circo eclesiástico, sem espaço para o mínimo de reflexão.
Nosso povo é treinado para não pensar. Pensar tornou-se uma espécie de "pecado mortal'. Se usar a mente é pecado sem perdão, questionar, então, é a própria encarnação do mal. Vejo uma mensagem silente (às vezes nem tanto) camuflada em alguns superpastores, apóstolos, bispos, semideuses: "sou inquestionável. A única coisa que resta a você, pobre mortal pecador, é ser uma cópia de mim. Este super-homem divino". E o amém não é dado com palavras, mas com vidas: vidas secas, vidas cópias.
Crer hoje é sinônimo de repetir chavões que se aprendem e proliferam em nosso meio. Crer é o mesmo que repetir frases de efeito que "manipulam" céus e terra. Crer é usar palavras de ordem que movem o braço de "deus" ao sabor de quem manda, na terrível inversão de valores a que somos submetidos. A liberdade que Cristo nos dá é roubada descaradamente pelos líderes que procuram copiar suas pobres imagens em seus ensandecidos discípulos. O que mais me dói é que muita gente sincera se deixa enganar por esses manipuladores, gente sem alma, que se alimenta das almas de suas "ovelhas", que para nada mais servem senão alimentarem suas estatísticas "comprovadoras" do "mover de Deus".
Como vejo crescer o número daqueles que lotam igrejas aos domingos, choram apaixonadamente ao ouvirem seus mantras, mas estão vazios de conteúdo. A pior característica do evangelho ctrl c + ctrl v é que o que é copiado não tem conteúdo. É forma, jeito, chavão e aí daquele que tiver o "documento protegido" contra gravação.
Chega de ver gente sendo enganada! Basta de ver gente boa e honesta de Deus sendo levada por fraudadores do evangelho puro e simples! Não dá mais para agüentar calado tanta covardia feita em nome de Deus, roubando as mentes das pessoas e submetendo-as aos desmandos dos paipóstolos, superbispos, pastores pops e quaisquer outras nomenclaturas que possam aparecer.
Evangelho é vida, conteúdo. É vida em abundância e é arquivo protegido contra essas cópias piratas da igreja de Cristo. Crer é também pensar! É questionar! É rever vida, conceitos! Crer não é ficar entregue ao copiar enfadonho de arquivos sem valor. Em último caso dê um crtl + alt + del e reinicie a sua máquina. Ainda há esperança.
Pr. Edwin Ferraz
Pastor dos jovens na Igreja Batista da Liberdade (SP)
O Jornal Batista - 27/01/08.
Um comentário:
Graças a Deus que o evangelho é poder de Salvação para todos os que crêem. O Evangelho deve ser pregado não por palavras persuasivas de sabedoria humana, mas pelo poder dos sinais e prodígios na virtude do Espírito de Deus. É este Evangelho que o povo está esperando e louvado seja Deus pelo trabalho incansável de homens que desafiam o natural para levar o sobrenatural até os iletrados, àqueles que não conseguem compreender um texto teo-filosófico.
Postar um comentário