Eis um universo em que mídia e religião se dão as mãos. Este é o universo dos galácticos do mundo neopentecostal. O interesse na massa e fé como instrumento de barganha com Deus; o culto a personalidade; as conquistas financeiras como sinais da “bênção de Deus”. É por esses e outros motivos que não me considero “evangélico” há muito tempo. Já escrevi neste blog alguns devaneios neste sentido, o mais significativo foi “por que não sou mais evangélico”.
Em seu texto que se despede do “Movimento Evangélico” intitulado Tempo de partir (disponível em: < http://www.ricardogondim.com.br/estudos/tempo-de-partir/>), o pastor pentecostal faz algumas assertivas que merecem ser pontuadas aqui. Ele diz:
Não
desejo me sentir parte de uma igreja que perde credibilidade por priorizar a
mensagem que promete prosperidade. Como conviver com uma religião que busca
especializar-se na mecânica das “preces poderosas”? O que dizer de homens e
mulheres que ensinam a virtude como degrau para o sucesso? Não suporto conviver
em ambientes onde se geram culpa e paranoia como pretexto de ajudar as pessoas
a reconhecerem a necessidade de Deus.
Posso
ainda não saber para onde vou, mas estou certo dos caminhos por onde não devo
seguir -
Gondim está certo. Não dá mais para se identificar como “evangélico” nesse país. Está muito deturpado esse conceito. Ele não tem nada haver com o conceito que surgiu na Reforma Protestante. Portanto, acho imprescindível fazer uma ruptura com esse evangelho mercadológico que tanto tem desvirtuado os valores do Reino de Deus.
6 comentários:
comentários chulos esses acima. Que pena que faltou a elucidação minima para a produção de um bom pensamento que acrescente o devido valor ao bom artigo do nosso nobre colega. Nem sequer postou um nome para se mostrar. Flavio Lebedenco
Tem gente que não consegue dizer o que pensa e faz mais confusão do que esclarecer as ideias, sem contar na maneira pejorativa e deselegante com que tratou a forma como os candidatos ao Ministério Pastoral na denominação e seu processo examinatório e consagratório. Por esta razão esse comentário não aparecerá mais.
Alonso Gonçalves
Ótima postagem!
Pessoal precisamos divulgar esse vídeo, nele um vereador evangélico manda um recado de Deus para o presidente e o que ele vem fazendo com o povo. https://www.youtube.com/watch?v=dpbWSRYe75Y
Postar um comentário